Qatar ou Catar – Muito além de Dubai está Doha

Qatar ou Catar

Qatar ou Catar? Há 6 anos, recebia a notícia que meus tios iam morar lá no Oriente Médio, e pense você aí se a “criança” de 17 anos não pensou que a Al qaeda os levaria pra sempre ou que nunca mais veria minha tia sem burca!!
Piadas a parte, me surpreendi antes mesmo da viagem, quando pesquisando online, vi que o Oriente Médio ia muuuuuito além do que a grande maioria dos brasileiros pensa:
Bombas, Bin Laden, Cavernas, apedrejar as minas infratoras ou sair cortando a mão de quem rouba!

O meu maior aprendizado lá foi descobrir que não existe a cultura certa ou errada, apenas a minha e a sua maneira de ver as coisas, e assim, começou minha viagem ao Qatar!

Peguei um vôo da Turkish Airlines com escala em Istambul, e definitivamente adorei a companhia – que por sinal teve sua cozinha reconhecida como a melhor do mundo em vários anos consecutivos. Na verdade, tirando as quase 20 horas de voo (somando o intervalo da conexão) o voo foi bem agradável.

Qatar ou Catar 1
[Esse na foto é o EMIR, também conhecido como DONO do Catar!]
Minha surpresa começou no aeroporto, onde a imigração envia um SMS ao seu “responsável” legal no país avisando que você acaba de passar pela imigração e que de agora em diante você está sob a tutela dele.
Por ser um país muçulmano, bebidas alcoólicas são banidas e você ainda pode ser preso se flagrado entrando no país com alguma garrafa da famosa “branquinha” brasileira ou qualquer outra . E aí você se pergunta: há turismo em um local assim tão rigoroso: SIM! E MUITO!

Aliás, no fundo tanto faz se é Qatar ou Catar! Mesmo escutando sempre essa pergunta, costumo escrever com “C”, mas essa a minha menor preocupação perante a grandeza desse pequeno grande país.

O Catar foi escolhido em 2010 para ser sede da Copa do Mundo de 2022 (sim! tá looongee pra caramba isso aí! Mas já mostra que o Qatar não é qualquer pedaço de deserto no meio do Oriente! Aliás, se liga no Raio-X do país que preparamos pra você que curte deserto, tecnologia e passeios de camelo:

Qatar ou Catar?
Capital: Doha
População: 1 milhão de habitantes – sendo dois terços apenas imigrantes
Principal – e sejamos francos ÚNICA – atividade econômica: Petróleo
Quem nasce no Qatar é: Qatari (ou Catari)
Se meu filho nascer no Qatar, ele será Qatari? JAMAIS! O Qatar somente reconhece como cidadão alguém de origem “pura” Qatari, ou seja, de família local, então pode tirar o “Cavalinho da Chuva” porque nesse deserto só chove pros nativos!
O que surpreende: Além das construções colossais e o excesso de ostentação, o complexo “The Pearl” – a pérola é um símbolo do país – mostra um bairro construído artificialmente no formato de uma ostra e com uma pérola no meio. E se isso não é o suficiente, experimente dar uma volta no shopping center que tem canais como o de Veneza e pepitas de ouro espalhadas pelo chão, quase igual o Shopping Center Tiete!

The Pearl em Doha

Qatar ou Catar 3

Qatar ou Catar 4

Qatar ou Catar 5

Qatar ou Catar 6

Qatar ou Catar 7

Dizem ainda que no Qatar existe o maior PIB per capta do mundo. E se você quer conhecer mais desse país tão esquecido pelos turístas brasileiros, se liga no meu próximo post aqui no Estevam Pelo Mundo porque tô numa pegada super multicultural com esse negócio de Copa e 32 nações aqui no Brasil!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

 

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados