10 Razões pra NÃO fazer intercâmbio e morar fora

10 Razões para NÃO fazer Intercâmbio e morar fora!

1. Você tem que aprender tudo de novo em uma nova língua

Fazer intercâmbio e morar fora      [ Imagem: Diego Maricato e Raphael Gibara]

Já parou para pensar que você vai ter que reaprender a falar todas as palavras, novas gírias e tudo mais em uma nova língua, isso tudo sem ter que ir para aulas 2 vezes por semana e fazer o dever de casa…. Você vai viver aquela língua até o momento que comece a pensar, sonhar e até mesmo planejar tudo em um idioma que não é o seu, bem, depois do intercâmbio quase né !?

2. Você tem que se ajustar a novos costumes

Fazer intercâmbio e morar fora 2

Se ter que aprender um novo idioma não fosse o suficiente você ainda vai ter que mudar seus horários e costumes,  coisas simples mas que no dia a dia você vai ter se adaptar de um jeito ou de outro, e assim realmente entender como vivem aquelas pessoas naquele pais… Pois é, fazer intercâmbio e morar fora não é tão simples quanto parece.

3. Terá que fazer novos amigos

Fazer intercâmbio e morar fora 3

Sabe quando você muda de escola e tem que começar as amizades tudo de novo, neste caso é ainda mais forte porque você não conhece ninguém, ninguém mesmo ao fazer intercâmbio e morar fora.
E como você está em um país estranho, com uma língua que não é a sua, se adaptando a costumes diferentes, você tende a se apegar muito a seus novos amigos afinal de contas eles terão que ser amigos, companheiros para as novas aventuras e ainda sua família ! E no final você vai perceber que fazia um bom tempo que você não fazia novos amigos, e vai se assustar em quão especiais eles podem se tornar em tão pouco tempo.

4. Comerá coisas que nem sabia que existia

Fazer intercâmbio e morar fora 5

Imagina comer grilo na grelha com limão ? Peixe e Frango misturado com um arroz amarelo (Paella Mixta)? Realmente é muito difícil tentar provar de tudo no pais que vc esta temporariamente vivendo, porque 6 meses não dá tempo de comer de tudo…
e quando você realmente gostar de alguma coisa … aaa vai querer comer aquilo até enjoar 😛

5. Mudará sua forma de pensar assim que for fazer intercâmbio e morar fora

Fazer intercâmbio e morar fora 6

Sem perceber você vai mudando sua opinião sobre coisas que antes você tinha certeza que estava certo, vai conhecendo diferentes pontos de vista, aprendendo a respeitar e que é tranquilo, concordar em discordar. Esse acredito ser o maior presente de um intercâmbio no seu desenvolvimento pessoal.
6. Mudará sua atitude em relação a muitas coisas

Fazer intercâmbio e morar fora 7
Sei que é muito abrangente, mas em verde é assim , isso vai desde como dizer um simples OLA, até como em reagir quando você é surpreendido, afinal de contas se seu intercâmbio for bom mesmo, você fará coisas que nunca tinha pensado que seria capaz ao fazer intercâmbio e morar fora!

7. Se apaixonará por aquele país

Fazer intercâmbio e morar fora 8

Vai gostar tanto de um pais que sempre que alguém mencionar o nome dele, um desejo inigualável de falar tudo o que sabe e viveu ali vai subir na garganta quando alguém tocar no assunto. Vai sentir-se parte da historia e conhecedor da cultura quase como se fosse um nativo ao fazer intercâmbio e morar fora.

8. Sentirá saudades de casa

Fazer intercâmbio e morar fora 9Alguns dias você sentirá falta de casa, saudades da família, dos amigos, do cachorro, é normal, mas garanto que essa saudade não dura muito. Logo você se distrai e percebe que sua casa, família e amigos sempre estarão lá para você, mas o seu intercâmbio tem data fixa para acabar, e você vai querer aproveitar cada segundo dele…

9. Terá que se despedir dos seus amigos

Fazer intercâmbio e morar fora 11

Sabe aqueles amigos tão especiais que você fez, viveu várias aventuras, muitas viagens e inimagináveis historias para contar !? Chega um momento de dizer Adeus.
Esta sim é uma parte muito difícil do intercambio, não saber quando você verá aquelas pessoas que foram tão especiais para você de novo…
Nada teria sentido sem essas pessoas, mas se você ficar triste em dizer tchau é porque valeu a pena e só depende de VOCÊ fazer com que não seja um Adeus, mas sim um ATÉ LOGO !

Fazer intercâmbio e morar fora 12

10. Voltar para o seu país vai ser muito difícil após fazer intercâmbio e morar fora

Fazer intercâmbio e morar fora 13Depois de um tempo se acostumando com o diferente voltar para o seu normal é muito difícil.
Você mudou tanto e tudo parece tão igual, e garanto que você não vai parar de contar histórias e coisas que você aprendeu morando fora até seus amigos e família estarem de saco cheio de ouvir tanta coisa (só quem já foi intercambista não se cansa de escutar histórias assim 😉 ).
E pouco a pouco você vai acalmando e guardando as lembranças para você, esperando o momento certo de comentar e dividir suas experiências… Digo que somos muito bem preparados para ir para um intercâmbio, seja com a agência/organização que for, mas ninguém nos prepara para voltar…

Você REALMENTE achou que haviam 10 razões pra não se fazer um intercâmbio? Sabe de nada inocente! 😛

Sei que não são apenas 10 coisas do porque você DEVE fazer um intercambio, afinal são infinitas, mas essas foram as 10 primeiras que vieram a minha cabeça, as primeiras que um recém EX-INTERCAMBISTA pode pensar.

Afinal de contas quando você faz um Intercâmbio você faz tudo novo, faz tudo de novo é uma experiência que de verdade vai mudar sua vida… vai mudar VOCÊ
Meu intercambio acabou ontem e se minha vida fosse um seriado seria um final de uma temporada. E uma das melhores diga-se de passagem 😉

E você ? Já fez um intercambio ? Para onde ? Se identificou com algumas dessas coisas ?
Gostaria de fazer Intercambio ? Para onde?
Divida com a gente sua historia também sobre fazer intercâmbio e morar fora!

Nós queremos escutar a SUA história sobre fazer intercâmbio e morar fora!

[Fotos: Reprodução Google]

Por Ivan Junqueira

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados