Lugares em Portugal – Tudo pra fazer em Lisboa e Belém

20130429_110333

Bom dia Pessoal!

Chegamos ao final do nosso passeio por Portugal com a deliciosíssima cidade de Lisboa!!!

Lisboa é demais… muitas coisas pra ver, muita comida boa e o originalíssimo PASTELZINHO DE BELÉM!!!!

Em Lisboa também peguei o Hop on Hop Off ( o ônibus vermelhinho).

Então vamos lá, vou listar abaixo os pontos turísticos que visitei.

PRAÇA DO COMÉRCIO: A praça também é conhecida como Terreiro do Paço,  é uma praça da Baixa de Lisboa que fica às margens do Rio Tejo, na região onde ficava o  palácio dos reis de Portugal durante cerca de dois séculos. É uma das maiores praças da Europa com cerca de 36 000 m². É o centro da cidade de Lisboa, bem como a sua principal praça.

CAFÉ MARTINHO DA ARCADA:  o “Martinho da Arcada”  ( a construção amarela na foto abaixo) abriu as portas com candeeiros que ainda funcionavam a petróleo, passando depois para a iluminação a gás e muito mais tarde para a eletricidade. O “Martinho da Arcada” viveu as grandes revoluções dos últimos dois séculos e recebeu à sua mesa clientes como Bocage, Fernando Pessoa e Amália.

ESTÁTUA REI JOSÉ I: No centro da Praça do Comércio, em tempos usado como parque de estacionamento e devolvido recentemente aos Lisboetas, encontra a estátua do Rei José I (rei de Portugal na altura do terremoto de 1755).

20130428_140720

ARCO DA RUA AUGUSTA: O Arco fica em frente a praça do Comércio, deve ser super bonito, mas eu dei o AZARRRR de estar lá enquanto o arco estava em obras! 🙁
Na parte superior do arco  é possível observar esculturas de Célestin Anatole Calmels, enquanto num plano inferior se encontram esculturas de Vítor Bastos. As esculturas de Calmels representam a Glória, coroando o Génio e o Valor. As esculturas de Vítor Bastos representam Nuno Álvares Pereira, Viriato, Vasco da Gama e Marquês de Pombal.

20130428_141950

A Rua Augusta, que você entra através do Arco, é uma rua super bacaninha, com várias barraquinhas e artistas de rua, no dia que eu fui, tinha uma bandinha tocando músicas brasileira e uns capoeiristas.

Na praça do comércio eu peguei o primeiro bondinho vermelho para dar uma volta pela cidade, não é nada super demais, mas é legal para ver como eram as coisas antigamente.

Depois do bondinho, fui dar uma volta perto do mar…

Na região tem o OCEANÁRIO DE LISBOA…Infelizmente não pude entrar, mas a construção é tão linda (a fachada imita escamas de peixes) eu quero voltar pra entrar, dá uma olhada no site. (http://www.oceanario.pt/)

PARQUE DAS NAÇÕES: Ao lado do oceanário, tem esse parque das nações, é um centro de convenções enorme e muito bonito!

Dá uma olhada no link a seguir que você vai conseguir ver todas as atrações que ficam nessa região, tem muita coisa,além de restaurantes, jardins e teleférico ( tava fechado quando eu fui 🙁 ), o local abriga várias outras atrações, A Estação do Oriente, Feira Internacional de Lisboa,Marina Parque das Nações, Pavilhão Atlântico, Pavilhão de Portugal entre várias outras coisas. (Parque das Naçoes).

20130428_181106

Voltando ao Centro de Lisboa, existem mais algumas atrações famosas.

ELEVADOR DE SANTA JUSTA: O elevador de Santa Justa, também chamado de Elevador do Carmo,  liga dois locais da cidade, a rua do Carmo e o Largo do Carmo, elevador de ferro em estilo neogótico, o povo de Portugal diz que o construtor do elevador tinha ligação com o construtor da Torre Eiffel, mas, segundo a história não existe nenhuma ligação, embora foram usadas algumas técnicas usadas para a construção de Paris.

Inaugurado em 1902, a princípio era movido a vapor e em 1907 passou a ser movido por energia elétrica.

Do topo do elevador é possível ter uma visão 360° da cidade, vale a pena subir pra olhar.

20130429_105214ASCENSOR DA BICA: É um funicular que liga o Largo do Calhariz com a Rua de São Paulo, que vale a pena pegar, porque se for subir a pé… cansa hein?!

Não vou descrever o elevador, dá uma olhada na foto abaixo pra ver como ele é.

20130429_11545720130429_11441120130429_114854

 

20130429_114744

 

Vou terminar o texto falando de Belém!

Belém é um pouquinho afastada do centro de Lisboa, mas vale a pena visitar, abaixo as atrações…

MOSTEIRO DOS JERÔNIMOS:  é um mosteiro manuelino, testemunho monumental da riqueza dos Descobrimentos portugueses, situado à entrada do Rio Tejo, constitui o ponto mais alto da Arquitetura Manuelina e o mais notável conjunto monástico do século XVI em Portugal e é uma das principais igrejas-salão da Europa.

Destacam-se o seu claustro finalizado em 1544, e a porta sul, de complexo desenho geométrico, virada para o rio Tejo. Os elementos decorativos são repletos de símbolos da arte da navegação e de esculturas de plantas e animais exóticos. O monumento é considerado patrimônio mundial pela UNESCO, e em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal.

20130429_154215

( Detalhe para o festival de cores da minha roupa, pode rir! o/ a blusa lilás tive que colocar de última hora, tava mais frio do que eu esperava….)

20130429_174043TORRE DE BELÉM: Torre de Belém Localiza-se na margem direita do Rio Tejo, no bairro de Santa Maria de Belém onde antigamente existia a praia de Belém. Inicialmente cercada pelas águas em todo o seu perímetro, aos poucos foi envolvida pela praia, até se incorporar hoje à terra firme.

O monumento destaca-se pelo nacionalismo implícito, visto que é todo rodeado por decorações do Brasão de armas de Portugal.

O monumento é considerado patrimônio mundial pela UNESCO desde 1983, e em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal.

 

Eu poderia falar de várias outras coisas, mas daí o post ficaria enorme, na verdade já está enorme, vou finalizar falando de um quitute tradicionalíssimo de Belém, que a maioria das pessoas conhece de um certo restaurante árabe no Brasil.

PASTELZINHO DE BELÉM: O único pastelzinho de Belém de verdade em Portugal é o feito na cidade de Belém num estabelecimento comercial específico, onde ele foi criado, em todos os outros estabelecimentos, o ideal é ser chamado de pastel de Nata.

Dá uma lida na história do pastelzinho no link a seguir: História Pastelzinho de Belém

Posso apenas dizer uma coisa, É DELICIOSO!!!! E de fato não tem comparação… o da confeitaria de Belém é divino, e não apenas os pasteizinhos, tudo que eles fazem lá é uma delícia.

Se você tiver a oportunidade de ir, existem duas opções, pegar no balcão ( você vai ver a fila grande) ou entrar e pedir na mesa.

ENTRE, vale muito a pena, e experimente várias coisinhas… eu me fartei!!!

20130429_153615

20130429_15181420130429_150731Bom, normalmente conto umas histórias engraçadas das minhas viagens, mas não tive nenhuma história divertida demais que valha a pena contar aqui em Lisboa, foi um passeio turístico bem legal, bem gostoso, que recomendo muito, Portugal é um país que vale a pena ser visitado, e é importante dizer que tudo é bem barato por lá.

Espero que tenha gostado, e volte para o próximo destino!

Um ótimo Final de semana!

Beijocas com gostinho de Pastelzinho de Belém!

 

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

 

Por Bih Weber

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados