Hinamatsuri – O Festival das Bonecas

Grande parte do fascínio pelo Japão é devido à sua cultura milenar. Aquele povo tem muito mistério e encanto, são cheios de pormenores que só podem ser visto aos olhos mais atentos. Os olhos e ouvidos dessa brasileira curiosa que vos fala estavam mais que antenados em cada pedacinho de história que alguém, da idade que fosse, se determinasse a me contar.

Segredos culturais, datas comemorativas e feriados tem sempre uma grande e boa história por trás. Nos seis meses em que finquei minhas raízes naquela terra maravilhosa, eu fiz questão de viver cada momento e absorver como uma esponja velha todas as informações que me eram passadas. Quero dividir com vocês a graça e a delícia de aprender o significado de dar valor às coisas simples.

Nosso papo de hoje é sobre uma data bem importante no cotidiano japonês. Algo que a tradição zela e preza que seja cumprida. No dia 3 de março acontece o Hinamatsuri ou o Festival das Bonecas, que celebra o Dia das Meninas. Este evento é conhecido pela utilização de bonecas dispostas em uma plataforma em formato de escada coberta com um tecido vermelho. Tais bonecas representam a família real, seus serviçais, pessoas da corte e músicos, dispostos de maneira hierárquica nos degraus. Um jogo completo chega a ter quinze bonecas e geralmente são presentes da família materna. Neste dia as casas que tem como membros meninas devem preparar este “altar” para celebrar a vida desta criança.

hp1-35a
reprodução

A história conta que a tradição de expor as bonecas começou no período Edo, quando acreditavam que elas tinham o poder de afastar maus presságios. Porém o Festival teve sua origem em um antigo costume japonês chamado Hina-nagashi (balsa da boneca), no qual bonecas feitas de papel dentro de barquinhos eram colocadas em um rio que encontrasse o mar para que, junto com elas, levassem os males e maus espíritos.

hinamatsuri_2
reprodução

Para celebrar a data, as meninas recebem em seus lares amigos e familiares. Tipicamente é consumido o amazake, um saquê com baixo teor alcoólico juntamente com o arare, biscoitos coloridos que são preparados com molho.

tomomi_hinamatsuri03-thumb-530x707-978
reprodução

Massss como no Japão TUDO é celebrado com um bolo (até o Natal), no Hinamatsuri não seria diferente.

reprodução
reprodução

As bonecas devem ficar expostas por um período de mais ou menos duas semanas. Segundo a superstição japonesa, se a exposição não for completamente desmontada e guardada cuidadosamente após o tempo do festival, as meninas desta casa não se casarão futuramente. (É mais ou menos como varrer o pé de uma brasileira..rs)

Essa tradição é levada muito a sério pelos japoneses, e em diversas lojas e locais das cidades é possível encontrar as bonecas em homenagem às meninas.

Mata ne! (Até mais!)

Paolla Pereira

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados