Tudo sobre os programas de fidelidade de companhias aéreas no Brasil

Como já falei nesse post AQUI, a pergunta que mais recebo é sobre programas de fidelidade. Muitas pessoas ficam confusas quando o assunto é converter milhas em passagens aéreas. E, por isso, acabam deixando de lado a chance de embarcar de graça para o tão sonhado destino. Na verdade, entender como os programas funcionam é mais fácil do que parece. E participar de algum deles pode ser muito vantajoso.

Quanto valem as milhas?

O valor das milhas varia bastante de programa para programa. Em alguns casos, é tão alto que vale mais a pena comprar a passagem em dinheiro. A dica é pesquisar muito. Uma alternativa é usar a ferramenta que combina uso de pontos e dinheiro, ideal para quem precisa de poucas milhas para retirar um bilhete.

VAI VIAJAR? RESERVE SEU HOTEL PELO BLOG:

Você pode fazer a reserva pelo Booking.com ou diretamente neste link AQUI. Caso você use este link, me ajuda a continuar escrevendo o blog  e seguir ajudando pessoas a viajar o mundo com uma pequena comissão. Ah! E você não pagará nada a mais por isso. 🙂

Mais privilégios

Se tornar passageiro frequente em uma aliança de companhias aéreas é a melhor maneira de garantir diversas opções de itinerário e ganhar outras vantagens. Ao embarcar em voos qualificados, o viajante ainda avança ou mantém o status de seu cartão da aliança. Conforme vai avançando, passar a ter privilégios adicionais, como check-in prioritário, acesso para lounges VIP em aeroportos e até bagagem extra sem taxa.

No Brasil, Avianca, Azul, Latam e GOL oferecem programas nesse estilo. O melhor caminho para se dar bem com eles é conhecer o funcionamento de cada um.

LATAM Fidelidade
Faz parte do programa Multiplus e permite acumular pontos a cada voo ou com o uso do cartão de crédito. As milhas dão direito a passagens pela Air Canada, Air China, Copa Airlines e demais membros da Oneworld. O programa tem quatro categorias — Black Signature, Black, Platinum e Gold — correspondentes à quantidade de trechos voados e de pontos Elite. Os pontos Elite são obtidos pelo cálculo da distância em milhas multiplicados por um percentual de cada categoria de voo.

SMILES
Pelo programa de fidelidade da GOL, é possível adquirir bilhetes na companhia e em outras do grupo Star Alliance (Air France, Delta Airlines, KLM, etc.). O acúmulo de pontos é feito não só com voos realizados, mas com compras pelo cartão de crédito e aquisição de produtos e serviços de empresas parceiras. O Smiles tem quatro categorias: Smiles (básico), Prata, Ouro e Diamante. Os benefícios dão acesso ao lounge, embarque prioritário, bônus no acúmulo de milhas e outros.

Tudo Azul
O programa da Azul funciona com acúmulo de crédito nos cartões parceiros. A cada compra, o cliente recebe 5% do valor em milhas. A partir de R$ 50, elas podem ser usadas como desconto na compra. Também há acúmulo na compra de passagem aérea. Neste caso, cada R$ 1 equivale a até 4 pontos. Nas categorias Topázio, Safira e Diamante, os clientes têm garantia de receber entre 2,5 e 3,5 pontos.

AMIGO
Permite acumular pontos a cada voo ou ao comprar com o cartão de crédito. As milhas podem ser trocadas por passagens em empresas-membros do grupo Star Alliance. Os participantes são divididos nas categorias Bronze, Silver, Gold e Diamond, de acordo com os pontos que obtêm. A vantagem do programa em relação aos demais é poder cadastrar a família para juntar pontos e poder emitir passagens para terceiros.

 

Quem ai é o louco das milhas? Conta pra gente qual programa você gosta mais!

Posts Relacionados