O QUE FAZER EM BOLONHA – ITÁLIA

Quem me acompanha no Instagram sabe que estou passando um tempo aqui na Itália! Já falei sobre Lucca e Roma aqui no blog. Minha cidade favorita na Itália? Conheci hoje! Quer saber mais sobre ela? Então vou contra pra você como foi descobrir Bolonha! Não esqueça depois de comentar o que achou da cidade ou se pretende visitar um dia!

Bolonha fica bem no meio da Itália e é a sétima maior cidade do país, com cerca de 400 mil habitantes. A cidade é conhecida por ser la Dotta (a inteligente por sua universidade), la Grassa (pela comida) e la Rossa (devido aos telhados avermelhados da cidade e os tijolos da região).

VAI VIAJAR? RESERVE SEU HOTEL PELO BLOG:

Você pode fazer a reserva pelo Booking.com ou diretamente neste link AQUI. Caso você use este link, me ajuda a continuar escrevendo o blog  e seguir ajudando pessoas a viajar o mundo com uma pequena comissão. Ah! E você não pagará nada a mais por isso. 🙂

O que eu não sabia é que ela tem quase dois mil anos. Estudos mostram que ela foi fundada século I ou II e aqui está a primeira universidade do MUNDO. O que faz de Bolonha uma cidade universitária, jovem, animada e cheia de coisas pra fazer!

O que poucas pessoas sabem é que Bolonha, como Veneza, já foi uma cidade cheia se canais. Mas hoje, ver esses canais é coisa rara. Porém, você pode ir à calma rua Via Piella e espiar por uma janela quadrada um dos poucos canais que ainda existem na cidade.

Outra coisa que você PRECISA fazer é comer um macarrão a bolonhesa! Óbvio que você precisa desse SELO CLICHÊ DO VIAJANTE! Como o Ragu Bolonheses foi feito aqui, nada melhor que prová-lo em seu lugar de origem!

   

Apesar da comida boa e lindos prédios, aposto que você nem imaginou que Bolonha é a cidade que mais cresce economicamente na Itália(segundo o European Regional Economic Growth Index). Durante a segunda guerra mundial, Bolonha teve 44% de seus prédios no centro da cidade destruídos. Mas, em 1970, um belo trabalho de reconstrução deixou a cidade linda outra vez!

QUER VER MINHA AVENTURA EM BOLONHA? SE INSCREVA NO MEU CANAL PRA ASSISTIR AO VÍDEO E ME SIGA NO INSTAGRAM!

MAIS HISTÓRIA:

Bolonha foi uma famosa cidade medieval que ressurgiu no século V após travar muitas batalhas por sua autonomia. Além de oferecer ao mundo coisas incríveis, como a primeira universidade a ser criada no planeta (em 1088). Possui também uma arquitetura linda no estilo medieval com suas torres feitas no seculo XII.  Sua próspera atividade comercial acontecia devido sua posição privilegiada e os canais que permitiam a circulação de barcos.

Até o século XVIII, Bolonha chegou a ser território Papal. Passou também por duas grandes pragas que devastaram boa parte da população. Porém, conseguiu novamente se reestabilizar e ter uma das principais vidas culturais da Europa! Foi a cidade que mais teve conventos na Itália (96). E, após alguns anos sob o poder de Napoleão, voltou a ser um estado papal em 1815.

O QUE FAZER EM BOLONHA?

Subir na Torre degli Asinelli e Garisenda (as principais da cidade).

Basílica di San Petronio: é imensa e linda. Pagando 3 euros você pega o elevador pra subir na torre da igreja e tem uma linda vista da cidade. Recomendo subir por volta das 5 horas (final do dia) pra fazer lindas fotos.

Piazza Maggiore: Linda e cheia de artistas de rua. Canais de Bolonha na rua Via Piella e espiar pela janelinha.

Biblioteca pública de Bolonha: uma biblioteca linda e secular. A entrada é gratuita e parece que você está em um filme.

Basílica e santuário de Santo Stefano: parada obrigatória.

ONDE COMER EM BOLONHA?

Recomendo dois restaurantes. Um é o Da Me que precisa de reserva, e o outro é o Il Rovescio que eu apenas entrei e sentei. Os preços ão medianos, mas a comida é muito boa!

Quem ai tem mais dicas de Bolonha pra dar para os viajantes?!

Posts Relacionados