FAA recomenda proibição mundial de notebooks nos voos

Mais uma vez, o uso de notebooks em voos voltou a ser debatido nos Estados Unidos. Dessa vez, a Administração Federal de Aviação (FAA) está tentando alertar a comunidade internacional sobre um potencial explosivo das baterias de notebooks.

Os testes foram a respeito da bateria de íon de lítio. Segundo os testes realizados pela entidade, a bateria usada nos notebooks, podem sobreaquecer quando próximo de outros materiais.

À Organização das Nações Unidas (ONU), a FAA destacou que o incidente é passível da perda total da aeronave. Isso dependendo do quanto o incêndio se alastrar.

Foram realizados dez testes envolvendo notebooks totalmente carregados e embalados em malas. Um aquecedor foi colocado contra a bateria a fim de simular a “fuga térmica”. Essa é a condição em que a temperatura da bateria aumenta continuamente.

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Em um dos testes, uma lata de aerosol de aproximadamente 200 gramas de xampu seco foi colocada junto ao dispositivo. Esse é um produto que é permitido ser despachado junto da bagagem de mão. Houve uma explosão em aproximadamente 40 segundos. O fogo se espalhou rapidamente pelo local.

O teste ainda revelou que, devido à rápida progressão das chamas, não foi possível conter o fogo. Já que os sistemas de supressão de incêndio do avião, ficaram bastante danificados.

A explosão não é forte o suficiente para danificar a aeronave de maneira estrutural. No entanto, não haveria meios realmente eficazes para conter o fogo, caso ele se espalhasse.

Outros testes também foram realizados com outros produtos inflamáveis. Todos têm autorização para serem transportados nos voos. Alguns exemplos são: removedores de esmalte e álcool em gel. Embora não tenha havido explosões, pequenos incêndios foram registrados.

Por conta disso, a FAA emitiu um documento. Nele, ela recomenda que os passageiros não sejam autorizados a embalar dispositivos eletrônicos de grande porte. A não ser que tenham a aprovação da companhia aérea.

A Organização da Aviação Civil (Icao), vinculada à ONU, estabelece padrões globais de segurança. No entanto, os países membros podem ratificar algumas decisões.

A proposta já foi encaminhada para a próxima reunião da Icao, em Montreal. Um dos temas debatidos será justamente a presença de materiais perigosos nos voos.

A FAA destaca que a recomendação não é à toa. Apenas na última década, três aviões de carga explodiram. Além disso, quatros pilotos também perderam a vida. Todos os incidentes foram por conta de incêndios provocados por materiais inflamáveis ou pelo superaquecimento de baterias de lítio.

Por isso é importante a gente pensar e pesquisar sobre o assunto, antes de sair reclamando sobre as regras!
  • Lucas Estevam Ferreira

    Valeu por passar aqui Vini!! abraçoss viajante!

    • Vinícius Baccarelli

      ❤❤❤