Serviço de bordo nos aviões era exceção e comissários não existiam

Hoje em dia todos sabem que viajar envolve inúmeras experiências. Desde a compra da passagem, o serviço de bordo, os diferenciais oferecidos. Tudo conta pontos a favor da companhia escolhida. Mas antigamente o serviço de bordo era exceção, e não regra, e nem a profissão de comissário existia.

As primeiras equipes de bordo
A maioria dos voos, no começo da aviação, eram curtos, portanto, equipe de bordo não era considerada essencial nesses casos. Na rota Paris-Londres, por exemplo, havia somente cinco bartenders a bordo, vestidos com jaquetas vermelhas, colarinho alto e gravata borboleta. O mais importante a se considerar é que, na época, com aviões estreitos e de baixa potência, cada quilo conta. Então, os primeiros contratados eram desembarcados antes mesmo da decolagem caso a aeronave estivesse com muito peso.

O básico do serviço
A equipe peso-pena, onde cada um podia pesar no máximo 60kg pelo regulamento, tinha sido treinada em hotéis de luxo ou navios transatlânticos de passageiros. Por conta disso, eles estabeleceram as bases do serviço de bordo. Suas tarefas consistiam tanto em prestar um serviço digno dos mais finos estabelecimentos quanto zelar pela segurança dos passageiros. Ao distribuir sanduíches e bebidas e fazer comentários sobre as paisagens que podiam ser vistas pela janela, esses bartenders também ofereciam entretenimento para os passageiros. Levando em conta que os passageiros poderiam se sentir intimidados pelas condições de voo dos anos 1930, qualquer entretenimento era válido. Em baixas altitudes, a turbulência era frequente, os aviões eram mal aquecidos e pousos improvisados no meio de campos não eram incomuns.

VAI VIAJAR? RESERVE SEU HOTEL PELO BLOG:

Você pode fazer a reserva pelo Booking.com ou diretamente neste link AQUI. Caso você use este link, me ajuda a continuar escrevendo o blog  e seguir ajudando pessoas a viajar o mundo com uma pequena comissão. Ah! E você não pagará nada a mais por isso. 🙂

1946: A primeira aeromoça
Antes da Segunda Guerra Mundial, a função ainda não tinha sido formalizada. Algumas companhias, por exemplo, tinham somente cerca de 30 aeromoças, em uniformes adaptados daqueles dos trens noturnos. Houve uma mudança nesse cenário pós-guerra, já que ela trouxe um progresso técnico significativo para a aviação. Motores mais poderosos tornaram possíveis voos de longa duração, como a premiadíssima rota Paris-Nova York, que durava aproximadamente 24 horas! Já imaginou? O serviço de bordo precisava se profissionalizar, especialmente porque o aumento do tráfego aumentou a concorrência entre as companhias aéreas. A Air France contratou sua primeira aeromoça, de fato, em 1946.

Cada um no seu quadrado
Aeromoças e comissárias de bordo tinham uniformes para identificá-las entre os passageiros. Suas funções se complementavam. Aeromoça tinha o papel de cuidar dos passageiros, já as comissárias deviam preparar as refeições na cozinha do avião e manter a limpeza da cabine.

A carreira
Com os jatos jumbo, a profissão se tornou padronizada. Aeromoças e comissárias de bordo começaram a ter papéis muito similares em times maiores, com até 16 pessoas em um Boeing 747, por exemplo. A profissão de chefe de cabine surgiu para supervisionar a equipe em aeronaves de alta capacidade, como o próprio 747 ou o Airbus A300.

Quem ai sonha em seguir carreira na aviação?

Posts Relacionados