Como controlar (ou até mesmo superar!) o seu medo de avião

Eu tenho muito medo de avião. Não lembro como ou o porquê disso. Mas, o fato de me imaginar numa máquina voadora que pesa toneladas sempre me apavorou.

Eu sou daquelas que já chorou, gritou (sim, já gritei numa turbulência no Atlântico e acordei o vôo todo). Já rezou para santo que nem acreditava, fez simpatia, promessa, tudo que conseguiu. Odeio avião, odeio a sensação de perder o controle, de ficar fechada a milhares de metros de altura.

Para mim avião é sinônimo de impotência e impotência me apavora. Mas eu viajo. Viajo sozinha, acompanhada. Viajo em avião pequeno, em avião grande, em vôos longos e curtos. Como? Vim aqui compartilhar minhas maneiras de me acalmar para que um voo mais tranquilo:

1. Pensar em como a aviação é uma coisa rotineira

Por exemplo, o site Flight Radar mostra quantos aviões estão no ar nesse exato momento. É bem mais do que você imaginava certo?

Agora é só parar para pensar quantos aviões voaram durante o dia de hoje ou até mesmo durante essa semana. É muito avião. Quantos acidentes fatais? Eu não fiquei sabendo de nenhum.

Outro exemplo: aeromoças e pilotos. Se voar fosse tão arriscado e horroroso assim igual minha mente acha que é, por que existiriam tantas pessoas que “arriscariam a vida” em profissões como essas? O ponto é que eles não estão arriscando a vida. Eles estão trabalhando numa jornada como qualquer outra e esperam voltar pra casa (ou hotel rs) todo dia. Assim como cada um de nós. Se eles fazem isso tantas vezes com tanta tranquilidade, por que eu não conseguiria também?

2.Entender como o avião funciona

Sim, eu também acho que o avião não faz sentido nenhum e até hoje não entendo muito bem. Mas um canal de Youtube que me ajudou MUITO foi o canal Aviões e Músicas.

O Lito explica de forma muito clara várias coisas. Na maioria das vezes, que sempre me deixaram curiosa/assustada e que antes eu não sabia onde obter essas explicações. Então, se você tem medo de turbulência (que aliás não derruba avião) e dos barulhos que o avião faz ou mesmo se você só quer entender sobre os instrumentos de um avião, fica aí a dica. Afinal, conhecimento é liberdade.

 

3.Remédios ou bebidas

Não estou incentivando NINGUÉM a usar remédios ou ficar bêbado antes de um vôo, que fique bem claro. Até porque, o uso de substâncias psicoativas tem efeitos muito diferentes em cada pessoa.

Por exemplo, Dramin faz minha mãe ficar calma e dormir igual a viagem toda, mas eu sempre passo mal quando tomo. O que me ajuda a relaxar em vôo, internacional principalmente, é beber quantas taças de vinho eu conseguir nas refeições.

Acho que todo mundo deveria testar (em pequenas doses) se a bebida ou um calmante leve te trazem algum efeito positivo ao voar. Se sim, por que não usá-los?

4.Ficar confortável (ou menos desconfortável) durante o vôo

“Mas eu tenho muito medo de avião, de que jeito que vou me sentir confortável??”. No meu caso, eu prefiro ficar na janela. Me sinto mais no controle da situação, só de conseguir ver o que acontece lá fora (sei que não faz sentido nenhum).

Da mesma forma, existem pessoas que preferem ficar no corredor. Eu também gosto de ouvir música, porque é a única coisa que consegue me distrair e acalmar. Alguns gostam de ler, conversar, ver filme, escrever. Se você é uma pessoa religiosa, reze. Se você gosta de fazer algum tipo de simpatia, por mais boba que seja, faça.

O segredo é fazer o máximo para aceitar que você está num avião e que tudo está bem. Afinal, você já embarcou, certo? Agora é só esperar o destino chegar. E é bem melhor ter uma espera prazerosa do que uma espera torturante.

5.Procurar ajuda profissional

Sim, se o seu medo é tão intenso! Se nem embarcar no avião você consegue, por que não procurar um psicólogo ou psiquiatra? Existem fobias que não conseguimos enfrentar sozinhos, e é absolutamente normal buscar ajuda.

Meu tio, por exemplo, perdia oportunidades no emprego por conta de medo de avião. Ele fez tratamento psicológico e hoje voa pelo mundo bem tranquilo. Ninguém deveria perder oportunidades de viajar por conta de medo de avião!

VAI VIAJAR? RESERVE SEU HOTEL PELO BLOG:

Você pode fazer a reserva pelo Booking.com ou diretamente neste link AQUI. Caso você use este link, me ajuda a continuar escrevendo o blog  e seguir ajudando pessoas a viajar o mundo com uma pequena comissão. Ah! E você não pagará nada a mais por isso. 🙂

6.Entender que viajar de avião é inevitável se você ama viajar

Por exemplo, como ir do Brasil até a Europa? Navio, na maior parte das vezes, é inviável. Você tem que voar! Para diversas viagens, o único jeito de chegar lá é voando. Nunca deixe seu medo ser maior do que sua vontade de conhecer o mundo.

Quando meu medo de avião era maior, eu já pensei diversas vezes em não embarcar, desistir e chegar no meu destino de outro jeito. Mas ainda bem que nunca fiz isso. Se eu desistisse e alguém me contasse todas as experiências maravilhosas que eu iria ter perdido, eu nunca iria me perdoar!

Nesse post aqui, tem dicas de como não passar mal na viagem também.

Então é isso viajantes! Avião é extremamente seguro sim. E é possível sim conviver com o seu medo (como eu sempre faço), ou enfrentá-lo de vez! Mais alguém tem dicas boas de como enfrentar esse medo? Deixem aqui nos comentários!

Boa sorte e que voemos cada vez mais longe!

Posts Relacionados