CARIBE COLOMBIANO: COMO É A PLAYA BLANCA?

Além das riquezas históricas e culturais de Cartagena, a cidade também é famosa por suas belezas naturais, como as praias caribenhas. Uma das mais famosas é a Playa Blanca, localizada na ilha Barú. Até poucos anos atrás, a única forma de se locomover até lá era por meio de embarcações. Agora, desde que foi construída uma ponte conectando Cartagena à ilha, as opções são diversas.

A praia em si é realmente maravilhosa. A transparência e a cor da água impressionam, certamente, a qualquer um. Porém, devo contar que a minha experiência não foi, digamos, perfeita.

(Foto: Augusto Junior)

QUANDO IR?

Como já contei no post sobre Cartagena, lá é verão durante o ano todo. A temperatura média é de aproximadamente 30°C, mas, devido à alta umidade, a sensação térmica pode ser maior. Então, qualquer época do ano é ideal para conhecer Playa Blanca ou as outras praias da região? Bem, de maio a novembro a ocorrência de chuvas é maior. Para evitar qualquer frustração nesse sentido, o mais indicado é viajar em algum mês fora desse período.

Por causa do tempo, eu acabei me frustrando um pouco. Eu estive em Cartagena em julho e, bem no dia em que eu fui para a Playa Blanca, estava nublado. Mesmo com o tempo fechado, eu estava achando a praia linda. Porém, foi quando, do nada, o sol abriu e refletiu na água que eu vi que aquele lugar era mesmo fascinante. A parte triste foi que isso aconteceu quando já estava quase na hora de ir pegar o ônibus para voltar para Cartagena.

(Foto: Augusto Junior)

COMO CHEGAR?

Em Cartagena tem muitas, muitas mesmo, agências de turismo vendendo diferentes tipos de pacotes para Playa Blanca. A área do centro histórico da cidade é repleta de representantes dessas agências. Você é abordado por eles praticamente o tempo todo. Então, contratar esse serviço é muito fácil. Porém, é importante pesquisar bem antes de fechar negócio, já que os preços podem variar bastante.

VAI VIAJAR? RESERVE SEU HOTEL PELO BLOG:

Você pode fazer a reserva pelo Booking.com ou diretamente neste link AQUI. Caso você use este link, me ajuda a continuar escrevendo o blog  e seguir ajudando pessoas a viajar o mundo com uma pequena comissão. Ah! E você não pagará nada a mais por isso. 🙂

Os pacotes com ida e volta no mesmo dia e com almoço incluso são os mais básicos. Se o meio de locomoção escolhido for barco, o valor fica, em média, 50 mil pesos (cerca de 54 reais). Eu optei pela versão mais econômica: o ônibus. O melhor preço que encontrei foi em uma agência ao lado do meu hostel. Transporte + almoço saíram por 35 mil pesos (cerca de 37 reais).

(Foto: Augusto Junior)

Agendei o passeio para o dia seguinte mesmo. Fui informado que eu deveria estar lá na agência às oito da manhã para pegar o ônibus. Quando cheguei, fui levado até a entrada da cidade amuralhada, onde checaram meu nome e me liberaram para embarcar. Eu estava confiante de que o motorista nos levaria diretamente para a praia. Doce ilusão! Ele deu várias e várias voltas pela cidade para pegar outras pessoas. O combinado era chegarmos à praia por volta das nove horas, mas isso só aconteceu às dez e meia.

 

Nosso guia nos ofereceu algumas atividades que teriam um custo extra, como mergulho e passeios de jet ski. Quando chegamos, ele também nos informou o local e horário que seria servido almoço. Tinham duas opções de carne: frango ou peixe. Ambos vinham acompanhados por salada, arroz e patacón. Para beber, a única opção era limonada.

Às quatro da tarde, nos reunimos no local combinado e partimos de volta para Cartagena.

(Foto: Augusto Junior)

COMO É?

Playa Blanca é paradisíaca. A cor do mar caribenho realmente impressiona. A praia é cheia de quiosques, cabanas e casinhas. Várias delas funcionam como hostels, ou seja, passar a noite lá também é uma opção. Além disso, muitas famílias de pescadores e que vivem do turismo local moram lá.

(Foto: Augusto Junior)

Chapéus, frutas, roupas e até massagens são algumas das coisas vendidas pelos ambulantes.Como é de se esperar, lá é tudo mais caro. Por isso, levar uns salgadinhos e água na mochila vai te ajudar a economizar. Para quem quiser deixar seus pertences em um local seguro, é possível alugar armários. Eu paguei 5 mil pesos pelo serviço.

Outro ponto é que a praia fica lotada nos finais de semana. O único dia que eu tinha disponível para ir era em um sábado. Embora estivesse cheia, caminhei uns 20 minutos e encontrei uma parte onde estava mais tranquila. Então, para quem quiser curtir Playa Blanca com menos movimento, a dica é ir entre segunda e sexta-feira.

(Foto: Augusto Junior)

Alguém já foi pra lá? O que achou? 

Posts Relacionados