RESTAURANTE ESTUFA EM AMSTERDAM – CONHEÇA O DE KAS

Em meio ao lindo parque Frankendael (Amsterdam), está instalado o incrível restaurante De Kas, que significa estufa em holandês. O espaço funcionava como viveiro municipal desde 1926, abrigando várias hortas e estufas e seria demolido em 2001 se não fosse pelo conceituado chef holandês Gert Jan Hageman, uma estrela Michelin, que viu no espaço uma excelente oportunidade de negócio, tendo assim iniciado no mesmo ano, as atividades do restaurante, batizando-o de De Kas.

Não é de hoje que sustentabilidade e gastronomia vem andando juntos nos restaurantes estrelados mundo à fora. E foi esse conceito o adotado pelo De Kas, que acredita que a comida tem um melhor gosto quando preparada com os mais frescos ingredientes locais.

Todos os legumes e hortaliças são produzidos de maneira orgânica na estufa anexa. Logo na entrada e que pode ser visitada pelos clientes ou na fazenda deles nos arredores de Beemster. Os outros ingredientes utilizados no preparo dos pratos, são fornecidos por uma rede de produtores locais.

Ao chegar, fui acomodado em uma mesa super especial, abaixo de uma oliveira. Em seguida, uma garçonete super atenciosa, explicou a proposta do restaurante em servir um menu de 3 ou 4 tempos. Ele seria preparado com ingredientes frescos sazonais, mas que eu só saberia a composição dos pratos, ao final da experiência do almoço.

Optei pelo menu de 4 tempos (couvert + 3 entradas + 1 prato principal)  e ela me perguntou apenas se eu tinha alguma restrição alimentar. Tendo respondido que não, era chegada a hora da tão esperada experiência.

Primeiro, foi servido o couvert, composto de pão artesanal, azeitonas e picles de couve flor.

Primeira Entrada: Sopa de couve com miúdos de porco, couve marinada e abóbora em conserva.

Segunda Entrada: Galantine de frango da fazenda com alho poró cozido em vinho branco, cebola roxa cozida, favas e suco do próprio frango.

Terceira Entrada: Queijo burrata com tiras de pepino, salada de folhas da horta, creme de cavalinha, cebola em pó e ervas.

Prato Principal: Haddock na brasa com vôngoles, couve chinesa, acelga e espuma de manteiga dourada.

Para harmonizar com o prato principal, pedi uma taça de vinho rosé, em média 4 euros.

Ao final do menu de 4 tempos eu fiquei super satisfeito e não provei a sobremesa, mas com certeza deveria ser maravilhosa!

Após esse almoço memorável, fui até a cozinha parabenizar os Chefs e equipe pelo serviço excelente. Sem dúvida é um lugar que vou sempre voltar quando viajar novamente para Amsterdam.

  

Achei o valor super justo se comparado ao preço dos restaurantes no Brasil que se propõem a oferecer algo parecido.

Menu de 4 tempos + àgua + taça de vinho + 10% = 50 euros.

Horário de funcionamento: Segunda à sexta das 10:00 às 22:00

Endereço: Kamerlingh Onneslaan 3, 1097 DE Amsterdam

Valor: $$ de $$$

Gostaram da dica?

Visitem o site www.restaurantdekas.nl para mais informações.

Mais alguém conhece o lugar e tem dicas também? Deixem nos comentários.

 

Posts Relacionados

  • Ely Fujyama

    Amei a dica!! Não sei quando terei a oportunidade de visitar o restaurante, mas já está na agenda!! super orgulho de seu trabalho! parabéns!!