Lisboa: 5 lugares imperdíveis para comer

Portugal é um dos países da Europa mais visitados pelos brasileiros. A facilidade com a língua, a arquitetura rica e a curiosidade em conhecer um pouco mais do nosso país colonizador, desperta nas pessoas a vontade de viajar para esse destino incrível. Repleto de lugares bacanas para conhecer, mas é a rica gastronomia, mundialmente famosa a nossa principal herança deixada pelos portugueses. Ela atrai milhões de brasileiros todos os anos para visitar esse país.

O que falar dos deliciosos doces à base de ovos ou dos famosos pratos de bacalhau, regados com um dos melhores azeites de oliva do mundo?

Em Lisboa, podemos encontrar vários locais para provarmos o melhor da gastronomia portuguesa. Dos pequenos restaurantes em ruazinhas escondidas, aos sofisticados dos grandes hotéis. Ou até mesmo no grande Mercado da Ribeira, é possível fazer uma grande e deliciosa viagem através do paladar. A seguir, 5 dicas de lugares imperdíveis que tive o prazer de conhecer e me deliciar em Lisboa:

1- Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau

Localizada na tradicional Rua Augusta, a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, abriga a tradicional receita do tão conhecido por nós, bolinho de bacalhau.

A grande diferença entre esse e o que comemos aqui no Brasil, é a presença do queijo tradicional português Serra da Estrela. Ele faz com que essa maravilha se torne ainda mais saborosa. Feito com o leite de ovelha é amanteigado e lembra o queijo de cabra, porém com outra textura, que derrete a cada mordida.  Eles são preparados na frente dos clientes, por moças muito simpáticas que sempre paravam para que os clientes tirassem fotos.

Endereço: Rua Augusta, nº 106 e 108.

Horário de funcionamento: Todos os dias das 10:00 às 22:00 hrs

Preço: $ de $$$

2- Restaurante João do Grão

Tradicional português situado no bairro do Rossio. Possui uma excelente localização, estando bem no centro do turismo de Lisboa. Além do excelente atendimento, o local é bastante conhecido pelos pratos à base de bacalhau. Em especial o bacalhau na brasa e também o bacalhau com grão que foi o prato escolhido.

 

A porção é bastante generosa e serve bem duas pessoas. Come-se muito bem e gasta-se pouco. Para harmonizar, pedi o tradicional rótulo português Esteva Douro, por apenas 12 euros a garrafa. Essa é uma das grandes vantagens de Portugal.

Endereço: Rua dos Correeiros, nº 222-226. Rossio, Lisboa.

Horário de funcionamento: Todos os dias das 12:00 às 22:00 hrs

Preço: $$ de $$$

3- Restaurante Varanda Lisboa

Dispondo de uma vista deslumbrante de Lisboa, o emblemático restaurante panorâmico Varanda Lisboa está localizado no último andar do Hotel Mondial.

No cardápio, tradicionais pratos portugueses são servidos no menu à la carte, bem como outros clássicos. Como o Confit de Pato crocante com legumes grelhados e purê de batatas, que foi a minha escolha para o jantar. Para harmonizar, um refrescante vinho verde rosé da vinícola Casal Garcia.
     

Endereço: Av. Fontes Pereira de Melo 5, 1069-114. Lisboa, Portugal.

Horário de funcionamento: Almoço – todos os dias das 12:30 às 15:00 hrs. Jantar – todos os dias das 19:30 às 22:00 hrs.

Preço: $$ de $$$

4- Time Out Market – Mercado da Ribeira

Nada melhor do que ir ao mercado central dos lugares que visito para conhecer a cultura gastronômica local, e em Lisboa não foi diferente. Visitei o icônico Mercado da Ribeira, em frente ao Cais do Sodré. Ele foi construído nos anos 1800. Em maio de 2014, um projeto de revitalização transformou parte do espaço numa atração imperdível para quem está passeando na cidade.

O espaço, que conta com uma área de 5500 m2, tornou-se uma grande praça de alimentação. Com curadoria da edição local da revista Time Out, o lugar tem o nome de Time Out Mercado da Ribeira. Nele, mais de 30 restaurantes dos mais diversos estilos participam do espaço. Cada um oferece o melhor da gastronomia portuguesa por um preço excelente. Gostei tanto da proposta do local que almocei lá por duas vezes durante a minha estadia em Lisboa.

 

Barriga de porco à Alentejana + Torta de Requeijão         Sopa de ervilhas com presunto pata negra
Lá, a maioria dos restaurantes oferece o combo prato principal do dia + bebida (incluindo taça de vinho) + sobremesa, por menos de 15 euros. Os cardápios são bem elaborados, os ingredientes de boa qualidade e a apresentação dos pratos foi a melhor possível.

Sem dúvidas, uma super dica para quem é foodie como eu e que quer comer bem, gastando pouco em um ambiente descolado e agradável.

Endereço: Avenida 24 de julho, 1200-479, Lisboa, Portugal.

Horários de funcionamento: domingo à quarta das 10:00 às 00:00 hrs, quinta à sábado das 10:00 às 02:00 hrs.

Preço: $ de $$$

5- Pastéis de Belém

Ícone da confeitaria portuguesa, a loja do famoso pastel de Belém é parada obrigatória no roteiro gastronômico dos viajantes em Lisboa. Produzido e vendido no bairro de Belém desde 1837, seguindo uma receita do Mosteiro dos Jerônimos que por sinal fica bem ao lado, a fábrica preserva os mesmos processos artesanais.

A lojinha é super charmosa, revestida de azulejos portugueses brancos e azuis. Lá sempre tem uma grande fila de pessoas ávida por provarem essa maravilha crocante por fora e cremosa por dentro com um delicioso toque de baunilha e canela.

A título de curiosidade, esses são os únicos que podem levar o nome Pastéis de Belém, por conta da denominação de origem. Os outros que podem ser encontrados por toda a cidade, são chamados apenas de Pastéis de Nata.

Endereço: Rua de Belém nº84 a 92, 1300 – 085, Lisboa, Portugal.

Horários de funcionamento: todos os dias das 08:00 às 00:00 hrs.

Preço: $ de $$$

E aí, gostaram das dicas?

Fiquem ligados que em breve teremos mais matérias bem legais sobre onde comer e beber ao redor desse mundão!

Posts Relacionados

  • Gabriela da Fonseca

    Parabéns pela estreia da coluna, Silas! Ótimas dicas! Já anotei todas para quando eu for a Lisboa. hehe Forte abraço!

  • Lucas Estevam Ferreira

    Muito bom!! Adorei as dicas, Silas!! Seja bem-vindo!! abs

  • Rosemary Rodrigues

    As dicas de Silas são maravilhosas!!! Acabei de chegar de viagem e aproveitei todas!!! Parabéns!!!