Incidente nos EUA quase causa a maior catástrofe da aviação

Um incidente nos EUA quase causa a maior catástrofe da aviação. As autoridades aeronáuticas dos Estados Unidos estão investigando o ocorrido. Um avião de passageiros quase aterrissou na pista de rolamento do Aeroporto de São Francisco. O detalhe é que outras quatro aeronaves esperavam autorização para decolar, na pista ao lado.

O Airbus A320 da Air Canada foi autorizado a aterrissar na pista na sexta-feira passada, alguns minutos antes da meia-noite. Mas o piloto, inadvertidamente, alinhou a aeronave na direção da pista paralela à de decolagem. As outras quatro aeronaves estavam na pista C quando o avião que cobria a rota Toronto-São Francisco, com 135 passageiros e 5 tripulantes a bordo, se dirigiu à pista errada.

VAI VIAJAR? RESERVE SEU HOTEL PELO BLOG:

Você pode fazer a reserva pelo Booking.com ou diretamente neste link AQUI. Caso você use este link, me ajuda a continuar escrevendo o blog  e seguir ajudando pessoas a viajar o mundo com uma pequena comissão. Ah! E você não pagará nada a mais por isso. 🙂

A comunicação por rádio entre a torre, o comandante e os pilotos está disponível on-line. Na gravação, após receber a autorização para pousar, a Air Canada pede confirmação à torre. Eles dizem ter visto “luzes na pista de aterrissagem”. A torre volta a dar permissão. Nessa hora, uma voz até agora desconhecida, possivelmente de outro piloto, alerta “Para onde está indo? Está na pista auxiliar”. Após o alerta, um controlador aéreo ordenou ao piloto dar a volta e iniciar novamente a manobra.

Um piloto da United diz, na gravação: “O avião voou diretamente acima de nós”. A torre responde “Nós o vimos”.

A FAA (Agência Federal de Administração Aérea) investiga o motivo pelo qual o avião chegou tão perto das outras aeronaves. A Air Canada diz que também está analisando o incidente.

Segundo Ross Aimer, um piloto aposentando da United Airlines, foi evitado o maior desastre da história da aviação. “Pode imaginar um Airbus batendo em quatro grandes aviões de passageiros, cheios de combustível e de pessoas. Pode imaginar também o horror que teria sido”, declarou ele ao jornal The Mercury News.

Felizmente, o Airbus conseguiu pousar na pista correta sem nenhum incidente. Mas imagina o susto pelo qual todos passaram? Aviação é coisa séria, muito séria.

Posts Relacionados

  • Zé Nilton

    Nossa :O ! Que fobia que deu só de ler kk, imagina eu lá na hora…. Jesus !

    • Lucas Estevam Ferreira

      Pois é… nada fácil.. heheh