POR QUE TODO VIAJANTE VOLTA PARA A DISNEY?

Eu estava sumido do Estevam Pelo Mundo, em algum lugar desse mundão. O último destino que revisitei é um lugar que dispensa apresentações: A Disney!

Trabalhei na Disney de 2009 a 2011. Fui um Cast Member, na tradução literal, um Membro Do Elenco. Mas não o elenco que você está pensando, de personagens, e sim de trabalhadores que ajudam dia após dia a criar a mágica que a mantém como um dos destinos mais viistados do planeta.

Minha missão era cuidar das atrações dos parques, e proporcionar a melhor experiência para os Convidados dos parques. Sim, Convidados! Usamos a palavra Guest para todo visitante do Walt Disney World Resort, na Florida.

Meu papel se inverteu, e voltei como Guest nessa virada do ano. E como Guest eu me esqueci de que essa é a época mais maluca para se visitar, porque a sensação é de que o mundo inteiro teve a mesma ideia que eu! Mas é divertido ficar horas em uma fila, ou pegar fila até para comprar um café! Vocês devem achar que eu fiquei louco, mas parques não existem para serem vazios!

Qual o segredo para manter o bom humor? Primeiro, acreditar na mágica, porque ela existe! E trocar sorrisos com todo mundo, porque em nenhum outro lugar se sorri tanto. Me peguei muitas vezes sorrindo como uma criança, e na terra do Peter Pan, sorrir deveria ser uma regra!

Mas o que faz um viajante voltar para a Disney? Qual o segredo da magia? Existem dois mundos nos parques: O stage (palco) e o backstage (bastidores). O stage é o parque, onde Guests e Cast Members vivenciam o show, afinal tudo é criado para que você se sinta em um espetáculo. O backstage são as áreas que você não vê enquanto se diverte, mas que são vitais para que a magia aconteça.

Por bastante tempo a Disney usou o slogan “O Lugar Mais Feliz Do Mundo”. Existem Imagineerings (um trocadilho com imaginação e engenheiros, algo como Imaginheiros) que todos os anos criam novas atrações para os parques acompanharem o público. Nenhum outro destino de viagem consegue agradar gerações tão diferentes de uma mesma família.

Os desenhos animados da Disney estão em nosso imaginário, no imaginário de nossos avós, e dos novos membros da nossa família. A força dos personagens, que possuem vida, parecem ser nossos amigos próximos. Mickey, Minnie, Donald, Pluto, Pateta, Margarida, Bela, Simba, Mulan, Pinocchio, Alladin, Mufasa, Anna, Elsa, Moana. Conhecemos todos pelo primeiro nome. O segredo da Disney é tornar o imaginário real, e próximo. E os parques são o lugar onde sonhos se tornam realidade. E é o trabalho de cada Cast Member, no stage ou no backstage fazer a magia acontecer.

O segredo é que sua décima viagem seja sempre tão especial quanto sua primeira. É como se você estivesse entrando nos parques pela primeira vez. E é essa a sensação que faz com que viajantes do mundo inteiro, principalmente os brasileiros, voltem à Disney.

A Florida é um dos destinos mais visitados e queridos dos brasileiros, com cidades como Miami, Orlando que vêm se reinventando, e viajar pelo estado ensolarado dos Estados Unidos pode oferecer surpresas e achados para além dos parques. Inquietos sempre terão o que fazer.

No Walt Disney World Resort são quatro parques temáticos: Magic Kingdom (Reino Mágico), Epcot (antigamente Epcot Center – Protótipo Experimental Da Comunidade Do Amanhã), Disney’s Hollywood Studios (antigo MGM) e Disney’s Animal Kingdom (Reino Animal). Existem ainda dois parques aquáticos, um complexo esportivo, inúmeros hotéis e resorts, e uma cidade, o centro da Disney, antigamente chamada de Downtown Disney, agora Disney Springs.

No próximo post contarei sobre cada um dos parques. Perguntas são mais do que bem vindas! E como dizemos na Disney, “Have a Magical Day” (Tenha um Dia Mágico!).

* Yan Della Torre foi Cast Member do Magic Kingdom, do Disney’s Hollywood Studios e do DisneyQuest, em Disney Springs.