7 lugares para conhecer antes de desaparecer

Olá viajante! Você sabia que vários destinos incríveis ao redor do mundo estão correndo risco de desaparecer? Seja por ação humana direta ou pelo aquecimento global e mudanças naturais, alguns paraísos podem sumir do mapa. Listamos aqui alguns que você precisa conhecer antes que seja tarde demais.

Grande Barreira de Corais – Austrália

O primeiro destino que pode desaparecer é a grande barreira de corais australiana. Segundo estudiosos, em menos de 20 anos os recifes podem desaparecer devido às mudanças climáticas. No momento, apenas 7% de toda a barreira parece estar a salvo do branqueamento que leva à morte. A barreira de corais é considerada um dos Patrimônios Mundiais da Humanidade pela Unesco. A única salvação seria se as águas voltassem a esfriar, o que é pouco provável, então vale a visita antes de desaparecer.

 

Ilhas Galápagos

Infelizmente, o que ameaça as Ilhas Galápagos não são as mudanças naturais, mas a ação humana. A interferência do homem com infraestrutura para turismo e desrespeito com o ecossistema, aliado a espécies invasoras como porcos e ratos estão ameaçando as mais de 100.000 espécies das ilhas de Darwin. O processo pode ser revertido, porém o desleixo e a ganância humana torna a recuperação pouco provável.

 

Maldivas

O arquipélago paradisíaco no Oceano Índico é outro destino que pode desaparecer devido às mudanças climáticas. Por se localizar em média a apenas 5 m acima do nível do mar, o aumento do nível dos oceanos pode fazer as Maldivas estarem completamente submersas em menos de 100 anos. Por isso, vale muito visitar o paraíso de mergulho, surf, águas cristalinas e areias brancas antes que seja tarde.

 

Mar Morto – Israel

Situado a 412 metros abaixo do nível do mar Mediterrâneo, o mar Morto é famoso por ter as águas mais salgadas do mundo. No entanto, segundo especialistas, até 2050 pode secar completamente e desaparecer. O destino é muito procurado por motivos religiosos e está localizado em zona de disputa territorial, mas vale muito a visita.

 

VAI VIAJAR?  RESERVE SEU HOTEL NESTE LINK PELO MELHOR PREÇO QUE VOCÊ ESTARÁ AJUDANDO O BLOG A SEGUIR CHEIO DE DICAS LEGAIS SEM PAGAR NADA A MAIS POR ISSO! 🙂

 

Ilhas Seychelles – Seychelles

Assim como os demais arquipélagos, o conjunto de 115 ilhas de Seychelles, no Oceano Índico está ameaçado pelo aumento do nível dos oceanos. Entretanto, por ser pouco conhecido e muito preservado, a atividade humana ainda não é um fator degradante, o que pode ajudar a manter as ilhas por algum tempo. No entanto, será necessário muito esforço para ajudar o arquipélago a não desaparecer.

 

Kiribati

Em setembro eu fiz um post exclusivo sobre Kiribati, que você pode conferir aqui. Nele, comentei que o governo estudava comprar território nas Ilhas Fiji “quando necessário”. Bem, o necessário é algo mais grave do que parece. O arquipélago do Kiribati pode desaparecer em menos de 50 anos, ficando completamente submerso. As ilhas paradisíacas e praticamente intocadas do país menos visitado do mundo tornam o lugar indispensável para uma visita – antes que deixe apenas lembranças aos que já foram. Para saber mais sobre o Kiribati, acesse aqui a matéria completa 🙂

 

Veneza – Itália

Também devido à elevação do nível das águas, a cidade de Veneza, na Itália, pode desaparecer em não muito tempo. Famosa por seus canais e suas histórias de amor pelas Gôndolas, Veneza é uma das cidades mais visitadas da Itália, e seu desaparecimento representará grande perda À história e à cultura europeias. Visite enquanto há tempo.

 

E aí, viajante, o que achou dos destinos? Quer saber mais a fundo sobre algum?

Aproveite para conhecer algum desses destinos antes que comecem a desaparecer!

Siga a gente nas redes sociais!

Instagram: @bellamlevy

Snap: LucasEstevam1

Insta: @EstevamPeloMundo

Face: Estevam Pelo Mundo

Youtube: Canal Estevam Pelo Mundo