Roteiro de Porto Alegre

Roteiro em Porto Alegre? Sim viajantes! Acabei de passar um final de semana (3 dias) na capital gaúcha e resolvi aparecer aqui com um roteiro de Porto Alegre pra você que adora viajar por aí sabendo as melhores dicas sempre!

Processed with VSCO with c1 preset

ONDE FICAR?

Essa foi minha segunda vez na cidade, e quando penso em montar um roteiro de Porto Alegre, a primeira coisa que vem à cabeça é que preciso ficar próximo ao centro. Mas quando digo centro, não digo ficar em um hotel na frente da rodoviária da capital gaúcha, mas sim em bairros onde tudo acontece, como a Cidade Baixa ou o Moinhos de Vento. Eu recomendo o IBIS MOINHOS (você pode ler aqui sobre minha visita ao hotel) e o Master Express (você pode fazer sua reserva clicando aqui sem pagar nada a mais por isso!).

O QUE VISITAR?

Centro histórico: Apesar de muita gente não visitar ou falar de Porto Alegre como outras capitais brasileiras mais “turísticas”, garanto que vale a visita! A dica é, assim que chegar, tomar o ônibus da linha turismo e dar uma volta bem geral pela cidade. É bom porque ele te dá uma noção do que tem por lá e você ainda tem transporte para usar o dia todo (o ônibus roda até às 17;00 horas e custa R$ 30,00).
Após conhecer POA do alto do busão, trate de gastar algumas calorias pela cidade baixa. Comece pelo Mercadão (onde grande parte da cultura gaúcha está em evidência) e aproveite para almoçar por lá. Tem uma área onde carros não passam e tudo tem uma arquitetura bem bonita (prato cheio pro blogueiro aqui. Aproveite e me siga lá no snap: LucasEstevam1 e Instagram @EstevamPeloMundo).

Processed with VSCO with m5 preset

A oferta cultural é bem grande por aqui! Museus, centros culturais e feiras tem de monte. Minha favorita foi a Fundação Iberê Camargo (vale a pena passar algumas horas apreciando as obras, o prédio do museu em si e tomando um cafezinho no térreo). Agora, se você quiser uma surra de tarde cultural, pode visitar a Casa de Cultura Mario Quintana. Verifique também se está rolando alguma exposição ou evento no Gasômetro e fique ligado na agenda cultural da cidade enquanto monta seu roteiro de Porto Alegre. O nosso colunista Eduardo Leitão deu algumas boas dicas neste post AQUI!

roteiro-de-porto-alegre-3

Fora do circuito histórico: Você pode passear por Ipanema – sim, eu também fiquei surpreso em ver uma Ipanema por lá) heheh. O por do sol é lindo e se você curte esporte é um prato cheio! Tem muita gente linda andando de bike, skate, pulando loucamente nos slack lines e curtindo a natureza.
Se você não quer saber de esportes, cultura ou história, calma que Portinho tem opção pra você também! Passei o sábado todo fazendo churrasco no Rio Guaíba! Um amigo convidou para passear de lancha e saímos logo cedo (umas 10 da manhã). Voltamos apenas após o por do sol (lindo, por sinal). Ah! Se você acha que Porto Alegre é fria, esqueça isso e carregue um bom protetor na mochila! Os próprios gaúchos se surpreendem com as “pancadas” de calor que acontecem durante o inverno por lá.

Processed with VSCO with c1 preset

A RUA MAIS BONITA DO MUNDO

Fui descobrir apenas este final de semana que em Porto Alegre existe uma rua eleita a mais bonita do mundo. A rua Gonçalo de Carvalho fica entre os bairros Floresta e Independência e é realmente linda. O melhor ângulo é olhando de cima, pois as copas das árvores cobrem inteiramente a rua. Parada obrigatória.

Processed with VSCO with g3 preset

ONDE COMER?
Aqui! Já começo esse parágrafo com meu restaurante favorito até agora por lá: o BAALBEK. É um restaurante árabe em Porto Alegre que oferece um rodízio com dezenas de pratos típicos e um preço ultra camarada: 50 reais por pessoa. Nada mal pra uma capital. (Sim, rimou!)
Outra dica que me deixou confuso é o 20/9 que não sabia se colocava como dica para comer, beber ou passear. O hambúrguer de lá é MUITO bom! Você pode montar do jeito que quiser e eles berram seu nome assim que fica pronto (acho ótimo porque sou desse que odeia ficar olhando senha. rsrsr). O valor é cerca de 40 reais um hambúrger com refrigerante.
Claro que você está aí esperando eu falar de uma churrascaria legal né? Então vamos lá esclarecer duas coisas: primeira é que o churrasco deles realmente é muito bom! A segunda é que não é nada mais barato que os preços praticados em cidades como São Paulo, mas vale cada centavo se você realmente curte uma carne. Eu almocei na Churrascaria Braseiro e gostei bastante. Gastei quase 100 reais e tomei apenas uma água. Outra sugestão é o Dom Henrique, tradicional e famoso pela polenta frita e maionese.
Café: O Z Café uma rede famosinha na cidade e lá você pode tomar um bom café ou almoçar no buffet deles que tem várias opções e é bem saudável.

o-que-fazer-rio-grande-do-sul-roteiro-de-porto-alegre-z-cafe-final

ONDE SAIR?

Eu sei que você estava doidinho por essa dica, então o Tio Estevam aqui fez um esforço e visitou alguns lugares da cidade.
O Void é um ótimo start pra noite! A franquia já existe em outras capitais, mas começou aqui! Lá você encontra de tudo: de cerveja gelada à artigos de banho, camisetas e sapatos. O que mais curti é a mescla de tribos e o ambiente descontraído.
Outra dica do Estevinho é o Bar do Gomes – que sempre ganha prêmios de revistas como a Veja Comer e Beber – e o próprio 20/9 que comentei aqui em cima.
Agora, se sua vontade é chegar em casa apenas de manhã cedo, passe na Provocateur ou Club 688.

O QUE FAZER PERTO DE PORTO ALEGRE?

A primeira vez que montei um roteiro em Porto Alegre, incluí Gramado e Canela. Você pode sair cedinho da capital, passar o dia nessas duas cidade e voltar no mesmo dia. É uma boa dica na alta temporada quando o valor de hotéis e chalés por lá é um tanto quanto alto.
Outro passeio que dizem ser muito legal, mas não fiz por falta de tempo, é ir ao Vale dos Vinhedos.
É, acho que preciso voltar à capital gaúcha em breve pra incluir esse passeio no meu Roteiro de Porto Alegre!

E aí, viajante, o que achou do post com o Roteiro de Porto Alegre? Conta pra gente se tiver mais dicas!

Snap: LucasEstevam1

Insta: @EstevamPeloMundo

Face: Estevam Pelo Mundo

Youtube: Canal Estevam Pelo Mundo

Agradecimento ao Junior Volcato pelos rolês na cidade! 🙂

  • Augusto Luis Rodrigues Junior

    Esqueceu de mencionar a Padre Chagas no Moinhos de Vento, o bairro mais charmoso e mais top da capital.

  • Willian

    Lucas Estavam sempre fazendo as suas matérias maravilhosas!!! Cara mal entrei no Snap final de semana e claro que se pudesse iria te ver!!! Sou o Willian aquele viajante aqui de RS que já conversamos algumas vezes!!! Se lembra de mim? Pois é cara, nossa capital que apesar de tudo e acho que como todos as capitais têm, temos muitas belezas e etc!!! Sou suspeito de falar de POA pois eu amo essa cidade!!! Estou esperando a tua visita aqui na minha Terra!!! Moro a 80 KM da Capital!!! Abraço cara!!! Tu é um Exemplo!!! Willian!!!

    • Lucas Estevam Ferreira

      Grande Willian! Claro que lembro de ti! valeu por acompanhar tudo, viajante!! grande abraço!