Exposição da Língua Portuguesa chega a Campinas

Olá, viajante! Você já ouviu falar do Museu da Língua Portuguesa? A exposição itinerante está chegando a Campinas na segunda semana de setembro!

A exposição itinerante do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, retoma viagem e desembarca em Campinas no dia 14 de setembro. Nesta data, a abertura será restrita a convidados, às 19h30. Para o público em geral,  estará aberto no dia seguinte (15), a partir das 14h.

Para quem já visitou, é uma boa oportunidade para rever e redescobrir as atrações. Para quem não conhece, é a hora de descobrir o conteúdo interativo e tecnológico do Museu da Língua Portuguesa. Segundo Antonio Carlos Sartini, diretor do Museu, a Estação da Língua “segue o itinerário aproximando a nossa rica diversidade dos visitantes e carregando na bagagem diferentes sotaques, expressões e modos de falar que mantêm o nosso idioma vivo”.

Em Campinas, a mostra da Estação ficará em cartaz no Galleria Shopping  (Rodovia Dom Pedro I, Km 131,5 – Jardim Nilópolis), de 15 de setembro a 16 de outubro. A entrada é gratuita.

O arquiteto Fernando Arouca, responsável pelo projeto, explica o que propõe a exposição. “É um recorte das áreas expositivas do Museu da Língua Portuguesa. Levamos a Praça da Língua, as Origens, a Grande Galeria e a Linha do Tempo, com destaque para o Mapa dos Falares, que exibe a singularidade do português falado em diferentes regiões do Estado de São Paulo – novidade especialmente dedicada a esse tour pelas cidades paulistas”.

A exposição, considerada um dos maiores patrimônios culturais da atualidade, será trazida a Campinas com
apoio do Instituto CPFL. Responsáveis pelo Instituto demonstraram entusiasmo devido ao grande acolhimento das programações pela população campineira.

Estação da Língua já passou por Araraquara, Santos, Registro, Sorocaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São Bernardo, alcançando a marca de mais de 90 mil visitantes.

A realização é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura; do IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, organização social de cultura que gere o Museu da Língua Portuguesa; e da Arquiprom, proponente e produtora do projeto. O patrocínio é da CPFL Energia e o apoio local do Galleria Shopping.

A Estação da Língua Portuguesa

Adaptada ao espaço disponibilizado, a o percurso é dividido em seis áreas expositivas. Logo no acesso do espaço da exposição o visitante entra no universo da palavra. Quinze poemas são projetados com recursos gráficos de animação.

VAI VIAJAR?  RESERVE SEU HOTEL NESTE LINK PELO MELHOR PREÇO QUE VOCÊ ESTARÁ AJUDANDO O BLOG A SEGUIR CHEIO DE DICAS LEGAIS SEM PAGAR NADA A MAIS POR ISSO! 🙂

Uma grande escultura de caixas apresenta o Museu da Língua Portuguesa. De lá o público segue para o “desembarque”, formado por um painel gráfico com as origens da língua. O ambiente ainda conta com um vídeo/animação, que apresenta as conquistas e a expansão ultramarina de Portugal até o ano de 1500 – quando ocorre o descobrimento do Brasil. Essa seção inclui um terminal multimídia que permite ao visitante escutar os vários sotaques do português pelo mundo.

A terceira área expositiva parte da Linha do Tempo, consagrada no Museu da Língua Portuguesa com a evolução do idioma no Brasil até a atualidade. O visitante segue para terminais com telas touch que apresentam a relação do português com outros idiomas, como as línguas indígenas e africanas, e também as influências dos imigrantes europeus em solo brasileiro.

 

A seguir, é apresentado um painel em forma de quebra-cabeça que conta com um vídeo baseado em dez entrevistas especiais. O vídeo permite confrontar e mesmo sugerir um diálogo entre cinco cidades paulistas, ressaltando as particularidades linguísticas de cada região. A parada final destaca em projeções a presença diversificada da língua portuguesa no dia a dia do brasileiro, até mesmo em sonhos, com a apresentação de dois vídeos – Culinária e Danças.

Serviço:

Estação da Língua Portuguesa em Campinas

Data: 14 de setembro, às 19h30 – abertura só para convidados

De 15 de setembro a 16 de outubro, para o público em geral

Horário: De terça a sexta-feira e aos domingos, das 14h às 20h; aos sábado das 12h às 22h

Local: 1º Piso do Galleria Shopping (próximo à Livraria da Vila ) – Rodovia Dom Pedro I, Km 131,5 – Jardim Nilópolis – Campinas – São Paulo – SP

Entrada gratuita

Informações sobre agendamento: agendamento@arquiprom.com.br

 

E aí, curtiu nossa dica? Deixa aí nos comentários!

Snap: LucasEstevam1

Insta: @EstevamPeloMundo

Face: Estevam Pelo Mundo

Youtube: Canal Estevam Pelo Mundo