As 7 Maravilhas Naturais do Mundo

E aí, viajante? Em 2007 teve uma votação para eleger as 7 Maravilhas Naturais do Mundo. Você sabe quais são elas? Onde ficam? Pode ser um roteiro bem legal e diferenciado para sua próxima viagem!

Floresta Amazônica e Rio Amazonas

A primeira das 7 Maravilhas Naturais do Mundo fica entre vários países da América do Sul: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo, com cerca de 6 milhões de km². A área abriga inúmeras espécies de fauna e flora, além de diversas tribos indígenas. O Rio Amazonas, que corta a Floresta, é o maior rio do mundo – tanto em extensão como volume -, com quase 7 mil km de comprimento.

Curiosidades: O Rio Amazonas despeja no Oceano Atlântico em um único dia mais água do quo o Rio Tâmisa em um ano; um dos afluentes do Amazonas, o Rio Negro possui mais água do que toda a água doce da Europa; a Amazônia possui cerca de um terço dos insetos e metade das aves conhecidas do mundo.

Baía de Ha Long

A segunda das 7 Maravilhas Naturais do Mundo fica no Vietnã, possui cerca de 3.000 ilhotas de calcário que emergem das águas. A maioria das ilhotas não é habitada nem fio alterada pela ação humana. O complexo conta ainda com inúmeras cavernas, grutas e praias. É Patrimônio Mundial da Unesco desde 1993.

Curiosidade: o significado de Ha Long é “Onde Nasce o Dragão” ou “Onde o Dragão Entra no Oceano”, derivado da lenda que teria dado origem à paisagem. Segundo a lenda, quando um grande dragão que vivia nas montanhas correu até ao mar, a sua cauda cavou vales que mais tarde foram enchidos com água. Assim, apenas pedaços de terra foram deixados à superfície, que seriam as inúmeras ilhas que se avistam na baía.

Cataratas do Iguaçu

A terceira das 7 Maravilhas Naturais também está localizada no Brasil, na fronteira com a Argentina. A área do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, somada ao Parque Nacional Iguazú, na Argentina, soma mais de 250 hectares de floresta subtropical. Ambos os parques foram inaugurados na década de 1930. É também considerado Patrimônio Mundial da Humanidade desde a década de 1980. Foi construído com o propósito de proteger o manancial e os arredores ecológicos. São 275 cachoeiras ao longo de 2,7 km do rio Iguaçu. A Garganta do Diabo é uma queda em forma de U, com cerca de 82 m de altura. É a mais impressionante de todas as cataratas, e marca a fronteira entre Brasil e Argentina.

Curiosidade: o Parque possui uma estátua de Santos Dumont porque o aviador usou de sua influência para desapropriar a área. Até então, as cataratas eram parte de uma propriedade particular.

Ilha de Jeju

Jeju é uma província localizada na Coreia do Sul. É a maior ilha do país, considerada Patrimônio Mundial da Unesco. Cachoeiras, cavernas subterrâneas, 21 praias, vários campos de golfe, a ilha de origem vulcânica é destino imperdível.

Curiosidades: a ilha é um destino famoso para casais em lua de mel; 120 cavernas subterrâneas foram formadas por antigos tubos de lava, considerado também Patrimônio da Unesco.

 

VAI VIAJAR?  RESERVE SEU HOTEL NESTE LINK PELO MELHOR PREÇO QUE VOCÊ ESTARÁ AJUDANDO O BLOG A SEGUIR CHEIO DE DICAS LEGAIS SEM PAGAR NADA A MAIS POR ISSO! 🙂

Komodo

A 5ª das 7 Maravilhas Naturais é uma minúscula ilha situada na Indonésia, com cerca de 2.000 habitantes. Ficou famosa por ser habitat do Dragão de Komodo, o maior lagarto do mundo. O destino também é muito procurado por mergulhadores do mundo todo.

Curiosidade: o Dragão de Komodo, espécie exclusiva do local, necessita viver em temperaturas próximas aos 35°C, e são criaturas venenosas.

Parque Nacional de Puerto Princesa

A 6ª das 7 Maravilhas Naturais é o Parque Nacional do Rio Subterrâneo de Puerto Princesa, em Palawan, nas Filipinas. Declarado Patrimônio Mundial da Unesco em 1999, o rio possui mais de 8 km de extensão. Ele corre sob uma cadeia de montanhas de calcário, e deságua diretamente no Mar do Sul da China. A natureza exuberante e a dimensão do parque encantam esse cenário único.

Curiosidade: A ilha da Palawan é um destino muito procurado pelas praias paradisíacas, águas cristalinas e resorts, além de abrigar o Parque de Puerto Princesa.

Montanha da Mesa

A 7ª Maravilha está localizada na Cidade do Cabo, África do Sul. Sua principal característica é o planalto de cerca de 3 km de extensão ladeado por dois picos: a Cabeça do Leão, a oeste, e o Pico do Diabo, a leste. Atinge a altitude de 1084,6 m, e se destaca da paisagem plana da região.

Curiosidade: Para subir a montanha, o principal meio é o teleférico, mas ainda há alguns que sobem à pé. Aos amantes de aventuras radicais, vale saber que é possível descer a montanha de rapel.

 

E aí, o que achou do especial sobre as Maravilhas Naturais?

Deixe seu comentário e sugestões!

Snap: LucasEstevam1

Insta: @EstevamPeloMundo

Face: Estevam Pelo Mundo

Youtube: Canal Estevam Pelo Mundo