Retrospectiva Rio 2016

Olá viajante! Pois é, as Olimpíadas Rio 2016 acabaram ontem, e olha… que festa! O povo brasileiro realmente sabe como ser anfitrião, né? Bom, agora que (infelizmente) acabou, resolvemos fazer uma retrospectiva desses 16 dias incomuns e encantadores que marcaram o Brasil e o mundo!

 

Cerimônia de Abertura Rio 2016

As Olimpíadas Rio 2016 tinham tudo para dar errado. A Baía de Guanabara imunda, o sofrimento inacabável da delegação australiana na Vila Olímpica, o Zika Vírus, a violência, o Estado Islâmico… Tudo estava ameaçando e assustando brasileiros e estrangeiros às vésperas dos Jogos.

 

Aí, em 05 de agosto, veio a abertura. QUE SHOW! A festa
encantou todo mundo, e deu novos ânimos às competições que estavam prestes a começar. Cultura brasileira, diversidade, cores exuberantes, e uma linda mensagem ao mundo de que precisamos salvar o Planeta. (Ok, não vamos esquecer da Gisele Bündchen desfilando ao som de Garota de Ipanema. Foi incrível também!).

 

Hasteadas as bandeiras e terminados os shows, foi a vez da Pira Olímpica. Quem entrou no Maracanã com a tocha foi o tenista Gustavo Kuerten (muito comentado durante os jogos pelo seu carisma contagiante), que entregou a chama pra Hortência, ex-jogadora de basquete. Ela, por sua vez passou ao ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, responsável por acender a Pira, e o resultado foi encantador. A escultura criada pelo artista americano Anthony Howe deu um show de luzes, e foram declarados abertos os Jogos Olímpicos Rio 2016!

 

VAI VIAJAR?  RESERVE SEU HOTEL NESTE LINK PELO MELHOR PREÇO QUE VOCÊ ESTARÁ AJUDANDO O BLOG A SEGUIR CHEIO DE DICAS LEGAIS SEM PAGAR NADA A MAIS POR ISSO! 🙂

Grandes momentos nos Ginásios Rio 2016

Os Centros Esportivos com Complexo Olímpico Rio 2016 foram palco de momentos grandiosos para o esporte mundial. Vamos aqui citar alguns:

  • o americano Michael Phelps encerra sua carreira nas piscinas com mais 5 ouros e 1 prata, totalizando 28 medalhas olímpicas (sendo o maior medalhista da história dos Jogos Olímpicos da Era Moderna);
  • a americana Simone Biles entra para a história, imbatível nos pódios da Ginástica Artística, com 4 ouros e 1 bronze (“Eu não sou o próximo Bolt ou Phelps. Sou a primeira Simone Biles” afirmou em entrevista);
  • o jamaicano Usain Bolt também encerra sua carreira nas pistas com mais 3 ouros, totalizando 9 medalhas em 3 olimpíadas (todas de ouro, com direito a ser dono dos recordes mundiais das três modalidades em que compete);
  • melhor campanha brasileira em Olimpíadas (13º lugar, infelizmente sem atingir a meta do Comitê Olímpico Brasileiro de ficar no TOP 10);
  • o ouro inédito do Futebol Masculino, em partida contra a Alemanha, vingando o 7×1 da Copa de 2014

E mais algumas polêmicas, como a história forjada dos nadadores americanos sobre um assalto no Rio; o acidente que culminou na morte do treinador alemão Stefan Henze; a morte do soldado das Forças Armadas que estava em missão para garantir a segurança dos jogos, no Complexo da Maré.

Medalhas Rio 2016

O país com o maior número de medalhas, como sempre, foi os Estados Unidos, com 46 Ouros, 37 Pratas e 38 bronzes, totalizando 121 medalhas. A seguir, vem a Grã-Bretanha, com 27 Ouros, 23 Pratas e 17 Bronzes (67 no total), e em terceiro lugar a China, com 26 Ouros, 18 Pratas e 16 Bronzes (70 no total).

O Brasil, em 13º lugar, ficou com 7 Ouros, 6 Pratas e 6 Bronzes (19 no total), distribuídas entre:

  • Atletismo – 1 Ouro (Thiago Braz, Salto com Vara);
  • Boxe – 1 Ouro (Robson Conceição, Peso Leve 60 kg);
  • Canoagem – 2 Pratas (Isaquias Queiroz, 1.000 m canoa individual/Isaquias Queiroz e Erlon de Souza, 1.000 m canoa dupla) e 1 Bronze (Isaquias Queiroz, 200 m canoa individual);
  • Futebol – 1 Ouro (masculino);
  • Ginástica Artística – 2 Pratas (Diego Hypolito, solo/Arthur Zanetti, argolas) e 1 Bronze (Arthur Nori, solo);
  • Judô – 1 Ouro (Rafaela Silva, até 57 kg) e 2 Bronzes (Rafael Silva, mais de 100 kg/Mayra Aguiar, até 78 kg);
  • Natação – 1 Bronze (Poliana Okimoto, maratona aquática 10 km);
  • Taekwondo – 1 Bronze (Maicon Siqueira, mais de 80 kg);
  • Tiro Esportivo – 1 Prata (Felipe Wu, pistola de ar 10 m);
  • Vela – 1 Ouro (Martine Grael e Kahena Kunze, 49er FX);
  • Vôlei – 1 Ouro (Masculino);
  • Vôlei de Praia – 1 Ouro (Alison e Bruno) e 1 Prata (Agatha e Bárbara).

 

Cerimônia de Encerramento Rio 2016

No dia 21 de agosto o Brasil se despediu da 31ª edição dos Jogos Olímpicos, sediados na Cidade Maravilhosa. Apresentamos o encerramento com o melhor do Brasil: muita festa e muito samba.

A Cerimônia de Encerramento Rio 2016 fez o maior sucesso. A festa começou com as performances, que deslumbraram tanto quem estava no estádio como quem viu pela TV. Mesmo com chuva e queda de energia (que não foi sentida no estádio), nada atrapalhou a festa dos brasileiros e dos atletas no Maracanã.

No final da cerimônia, tivemos uma prévia das Olimpíadas de Tóquio 2020, com uma apresentação linda. A parte japonesa do evento contou com hologramas, projeções e uma surpresa. A partir da imagem do telão, que mostrava o personagem Mario (da Nintendo) entrando em um cano verde – parte do game Super Mario Bros -, surge o inusitado: o Primeiro Ministro Japonês, Shinzo Abe, “sai” do cano verde vestido de Mario Bros em pleno Maracanã!

Por essa, ninguém esperava! Agora estamos aqui na ansiedade pelos Jogos Tokio 2020. Podiam começar logo!

Depois de seguir todo o protocolo do encerramento e o (triste porém belo) apagamento da Pira Olímpica com chuva cenográfica, o Brasil apresentou aquilo que o torna famoso mundialmente: o tão amado Carnaval carioca. Mestre-Sala e Porta Bandeira, sambistas e carro alegórico, a cerimônia foi um esplêndido e completo Carnaval em pleno agosto.

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 mal acabaram, e já deixaram saudades em todo mundo.

Ainda tem mais!

Logo mais, dia 07 de setembro, começam os Jogos Paralímpicos e o Brasil promete muitas medalhas. Os ingressos para as competições são bem baratinhos (a partir de R$ 5,00), e nossos atletas paralímpicos merecem o prestígio!

Enquanto os Jogos não começam, continuamos aqui, com as lembranças nas redes sociais e o sentimento de dever cumprido pela festa maravilhosa que apresentamos ao mundo!

Isso é tudo, pessoal!

 

E aí, curtiram nossa retrospectiva? Deixa seu comentário aí pra gente!

Snap: LucasEstevam1

Insta: @EstevamPeloMundo

Face: Estevam Pelo Mundo

Youtube: Canal Estevam Pelo Mundo

PS: As fotos foram obtidas de divulgação na net 🙂