7 dicas para levar seu animal na viagem

Olá viajante! Você, amante de animais, apaixonado pelo seu bichinho de estimação, já deve ter se questionado “como eu faço para levar meu animal na viagem comigo?”. Pois bem, selecionei algumas dicas para te ajudar e levar seu animalzinho para curtir as férias com você!

 

VAI PRA SÃO PAULO? RESERVE SEU HOTEL NESTE LINK AQUI! ALÉM DE NÃO PAGAR NADA A MAIS POR ISSO, VOCÊ ME AJUDA A CONTINUAR ESCREVENDO ESTE BLOG CHEIO DE DICAS DO MUNDO PRA VOCÊS! 🙂

animal na viagem1

1. Pense bem no seu destino

Não são todos os lugares que são ideais para você levar seu bichinho de estimação, certo? Antes de correr atrás da documentação, verifique se o destino que você escolheu vai ser legal para ele. Ao invés de aproveitar, pode acabar sendo um empecilho para você e estressante para ele.

2. Saúde e Documentação

Destino escolhido, você decidiu mesmo levar seu pet? Hora do check-up no veterinário! Verifique se a saúde dele está tudo bem e se ele realmente pode viajar de avião. No caso de viagens nacionais, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) exige carteirinha de vacinação atualizada – principalmente com vacina múltipla e antirrábica -, além de vermifugação. Para voos internacionais, é necessário passar por um médico veterinário do Ministério da Agricultura, que emita o Certificado Zoosanitário Internacional (CZI)/Certificado Veterinário Internacional (CVI). Isso pode ser realizado nas unidades do Vigiagro, nos aeroportos internacionais. Já os animais silvestres precisam de autorização do IBAMA.

No site do Ministério da Agricultura tem uma página com documentação para os principais países de destino, que pode te ajudar bastante. Junto ao Certificado Veterinário, você vai emitir um Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos, fornecido gratuitamente nas unidades do Vigiagro, nos aeroportos. Neste manual aqui você tem acesso a mais informações.

3. Legislação do país de destino

Cada país pode exigir alguma documentação específica para a entrada de animais, como o Certificado Sanitário (que tem validade de 72h). Antes de embarcar, certifique-se de que você possui todos os documentos necessários.

4. Companhia aérea

Verifique com a companhia aérea quais os procedimentos para levar seu animal na viagem, já que algumas exigem que o animal seja sedado em trechos mais longos. Alguns animais podem ser transportados na cabine, junto aos passageiros, dependendo de seu tamanho. Quem determina a essa possibilidade é a companhia aérea. Além disso, o transporte deve ser reservado com antecedência com a empresa, já que há um limite de cargas vivas por voo.

5. O transporte

A caixinha de transporte do animal, fornecida pelo dono, deve cumprir algumas exigências, por exemplo: o tamanho (suficientemente grande para que o animal consiga ficar em pé e dar uma volta completa, de 360º, em torno de si mesmo), rigidez (o suficiente para proteger de impactos e impedir a fuga ou ataque a quem o transportar), limpeza (o fundo da caixa deve absorver ou reter fezes e urina, impedindo que haja vazamentos), etc.. Verifique os
procedimentos específicos com a companhia aérea.

Algumas empresas não transportam animal na viagem de focinho curto (como Pug e Pit Bull), porque estes não são muito resistentes a grandes mudanças de temperatura e podem sofrer graves danos.

6. Cães-guia

Por se tratar de necessidade especial, cães-guia devem ser transportados sem custo adicional. Eles viajam na poltrona ao lado de seu dono (que deve sentar na primeira fileira), com coleira, e dispensam o uso de focinheira! Neste caso, também é necessário informar antecipadamente a companhia aérea e apresentar atestado de que o dono realmente necessita de cão-guia;

7. Custo

Não há uma faixa de preço específica para levar o animal na viagem. Cada companhia aérea calcula, normalmente, o custo se baseando no peso do animal, peso da caixa de transporte, e no preço cheio da passagem aérea.

 

E aí, gostou das dicas? Alguma sugestão que não coloquei aqui? Já passou por alguma situação diferente ao transportar seu bichinho de estimação? Conta pra gente!

Snap: LucasEstevam1

Insta: @EstevamPeloMundo

Face: Estevam Pelo Mundo

Youtube: Canal Estevam Pelo Mundo