Chile: me joguei na neve do Valle Nevado e Farellones

O Valle Nevado é a mais conhecida estação de esqui do Chile. Além da estação ter uma versão em português do site oficial, é muito comum chegar lá e ouvir um monte de gente falando a nossa língua. Mas, por quê?

Bom, o principal atrativo é que o local fica a aproximadamente 50km de Santiago. Apesar da viagem durar cerca de 1h e ter muitas curvas sinuosas (levem remédio para enjôo), o caminho é repleto de belas paisagens, animais, e neve. Lindo.

Valle Nevado, Chile

Valle Nevado, Chile

A melhor opção para chegar até o Valle Nevado é contratar uma excursão ou transfer para fazer o passeio com mais segurança, já que dirigir na neve pode ser bastante perigoso e, às vezes, é necessário adaptar os pneus com correntes (nós precisamos, inclusive). – Os hotéis costumam indicar motoristas com carros particulares, o que pode ser uma opção vantajosa para quem viaja em grupos maiores.

O valor do passeio varia, mas custa aproximadamente 30.000 pesos chilenos (ingressos, alimentação, aluguel de esqui e aulas não inclusos), e é possível comprar um dia inteiro ou apenas metade do dia.

Vale a pena esquiar, ou melhor só espiar? Olha, é uma experiência diferente, e não é todo dia que temos essa oportunidade, não é mesmo? Apesar de não ser uma atividade barata, acredito que seja interessante esquiar nem que por uma hora apenas.

E falando em esquiar… se você for iniciante, vale a pena conhecer Farellones: a estação de esqui do Chile que é mais indicada para iniciantes. É uma pista mais simples, e tem estrutura adaptada para quem está começando. No Valle Nevado a pista é mais indicada para quem já tem alguma experiência.

Em Farellones, além de encontrar preços mais acessíveis e pistas mais tranquilas, é também possível descer de tirolesa e praticar Tubing – uma bóia que você aluga por hora e escorrega nas superfícies inclinadas e cheias de neve (custa aproximadamente 10.000 pesos chilenos/hora).

 

Tubing em Farellones, Chile

Tubing em Farellones, Chile

Quero conhecer as duas estações! Faço as duas no mesmo dia?

Se você tiver tempo, é mais aconselhável que visite uma estação por dia. Apesar de existir a opção de comprar os dois passeios para o mesmo dia com as empresas de excursão, acaba não sobrando muito tempo para fazer as atividades de cada estação.

Meses para ter contato com neveé garantido encontrar neve de julho a meados de setembro, com estações abertas e funcionando. Há possibilidade também de viajar no final de maio, junho, fim de setembro até meados de outubro, mas as estações podem estar abertas ou não – dependendo da quantidade de neve). Não há chance de se divertir na neve nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, novembro e dezembro, já que as estações ficam fechadas.

Conversão de Real para Pesos Chilenos: R$ 1,00 = $ 179,00