Brasileiros são os que mais fazem amigos quando viajam!

a-melhor-companhia-de-viagem-amigos

Pois é, galera! Brasileiros são os que mais fazem amigos quando viajam!

Eu, toda vez que viajo, acho essencial conhecer gente nova (e viajar também serve pra isso né?), no avião, no  hostel, pela rua, no restaurante. Quantos dos meus amigos eu não conheci assim? E eles já me deram altas dicas, e já me salvaram de muitos perrengues também! #tenso. Mas a questão é que agora tudo isso é oficial: nós, brasileiros, somos os mais sociáveis do mundo! hahaha.

Segundo uma pesquisa feita pela rede de hotéis Mercure (realizada em 13 países, incluindo o Brasil, com mais de 5 mil pessoas, de 16 a 65 anos), os brasileiros são os que mais fazem amizade durante as viagens: 84% das pessoas – mais que a média nacional, de 56%! E a pesquisa ainda diz que nós fazemos amizade várias vezes, e com turistas de todas as idades! (ao contrário dos outros países). É muita simpatia, não? haha. Depois dos brazucas vem os italianos (com 73%) e os chineses (com 71%). Enquanto isso, os menos sociáveis são os japoneses, com apenas 11% #fail.

Além disso, ficamos em segundo lugar na “cara-de-pau mundial”: 65% das pessoas aqui conversam com amigos e amigos de amigos para pedir dicas antes de viajar – de novo, mais que a média mundial, de 45%. E dessa vez só perdemos para os chineses! haha.

Essa prática da conversa nós normalmente fazemos pra saber o que fazer no lugar, os rolês mais legais, ou ainda, pra ter alguém pra sair ou alguém com quem contar em caso de emergência. Mas, apesar de isso ser comum por aqui, pode não ser comum para alguns países. Os japoneses se fecharam novamente em último lugar, e os europeus (alemães, franceses e holandeses) também não foram muito bem colocados…

Eu particularmente achei essa pesquisa bem legal, e mais ainda: ela mostra um pouco da hospitalidade do nosso povo. Os brasileiros normalmente têm muitos amigos, tanto na vida normal quando na internet, e isso faz com que estejamos sempre com a mente aberta à novas amizades (brasileiras ou não!). Além disso, os estrangeiros muitas vezes se simpatizam automaticamente com a gente e com a nossa cultura. Sabe porque? Porque somos receptivos, e procuramos sempre nas nossas amizades pessoas com valores, princípios e mais ainda, pessoas nas quais podemos confiar.

E aí, galera, curtiram a pesquisa? Alguém aí tem uma história muito louca de amizade de viagem pra contar? (:

Imagem: Reprodução.