Londres a Brighton – Day trip

Londres a Brighton  em um único dia é viável?

Está com mais tempo para passear na Inglaterra e quer dar uma esticadinha fora de Londres? Brighton é a cidade litorânea mais querida pelos turistas ingleses e não é difícil de entender o porquê.

ESTÁ INDO PARA A INGLATERRA? RESERVE AQUI SEU HOTEL!

De todas os lugares que conheci até agora no Reino Unido, Brighton é meu favorito! Meus colegas alemães costumam dizer que é uma cidade que nem parece ficar na Inglaterra, de tão colorida e alegre que é, mas acho que isso é puro recalque, pois eu amo tudo que já vi no Reino Unido, mesmo com o céu cinza e chuva gelada! Porém, como boa brasileira e caiçara que sou, qualquer praia bonita faz meus olhos brilharem, aí ficá fácil me apegar rapidinho ao lugar!

Existem linhas de trem que interligam diretamente Londres a Brighton e a viagem dura cerca de 1h20m. Você pode checar os horários de Londres a Brighton  clicando aqui e comprar passagens com antecedência aqui.

Por ser tão pertinho e fácil de chegar, muitos turistas de Londres aproveitam para dar uma esticadinha até lá para curtir a praia e as infinitas belezas da cidade! Em apenas um dia já dá pra conhecer muita coisa linda na cidade, tudo a pé! Aqui estão os pontos que você não pode deixar de visitar:

  • Royal Pavillion:
Fonte: Arquivo Pessoal

Fonte: Arquivo Pessoal

Uma construção maravilhosa, que foge completamente do padrão europeu que estamos acostumados a ver por aí! Foi o refúgio do Príncipe de Gales no século XIX, construído com base em uma arquitetura predominante na Índia aquela época, o indo-sarraceno (indo-saracenic). O palácio fica rodeado por um jardim muito bonito, que também abriga o Brighton Museum. Eu só visitei por fora e já me apaixonei. Mas se tiver tempo e quiser explorar um pouquinho mais do lugar, o Royal Pavillion fica aberto diariamente das 10:00 às 17:15 (de outubro a março) e das 9:30 às 17:45 (de abril a setembro). Comprando online pelo site, é possível economizar 10% no valor do ingresso. Existem valores especiais para grupos familiares, idosos, estudantes, desempregados etc. Veja mais informações e onde comprar acessando o site aqui.

Uma curiosidade legal sobre o palácio é que durante a Primeira Guerra Mundial, serviu de hospital e refúgio para feridos da Índia e Índias Ocidentais.

ESTÁ INDO PARA A INGLATERRA? RESERVE AQUI SEU HOTEL!

  • Brighton Pier:
Fonte: Arquivo Pessoal

Fonte: Arquivo Pessoal

Depois de ir de Londres a Brighton e conhecer o Royal Pavillion, é hora de seguir em direção ao oceano e visitar um dos píers mais famosos do mundo, o Brighton Pier! Ele foi construído em 1899 e tinha como rival o West Pier, que foi fechado em 1975 depois de ser severamente destruído por incêndios e tempestades. Ainda é possível ver seu “esqueleto” no mar, que acabou se tornando um dos pontos de referência da cidade.

O píer é uma delícia pra passear, tem uma vista linda para o mar e você pode aproveitar para comer os famosos “Fish & Chips” ingleses, com tudo fresquinho e da melhor qualidade. Tem também várias barraquinhas de crepes (eu não resisto a crepe de Nutella) e sorvete, tudo uma delícia.

Meu marido não pode ver um lugar de arcade, aqueles fliperamas malucos e brinquedos bobos que você joga e ganha tickets para trocar por prêmios mais bobos ainda! Ele tem 32 anos, mas parece que tem 10 quando chega nesses lugares! E eu confesso que estou entrando no clima e também não resisto, mas diferente dele, não caio na tentação das máquinas engana-troxa de pescar bicho de pelúcia! Mas se você gostar desse tipo de coisa, o Brighton Pier é seu paraíso!

  • Brighton Wheel:
Londres a Brighton

Londres a Brighton

Ao lado do Brighton Pier, fica uma roda gigante em frente ao mar que deve ter uma vista linda! Por motivos de “economizar dinheiro”, resolvi não ir quando passei por lá, mas com certeza vale a pena! Assim como o Royal Pavillion, o site da Brighton Wheel também oferece 10% de desconto comprando online. Veja aqui. Ela funciona de segunda a sábado das 10:00 às 23:00 e aos domingos das 10:00 às 21:00.

ESTÁ INDO PARA A INGLATERRA? RESERVE AQUI SEU HOTEL!

Uma curiosidade da roda-gigante: ela foi construída em Paris e, depois, levada para a África do Sul durante a Copa do Mundo. Foram gastas mais de 6 milhões de libras para levá-la até Brighton! Loucura, né?

Para relaxar, você tem várias opções:

  • Pebble Beach:
Fonte: Arquivo Pessoal

Fonte: Arquivo Pessoal

Sentar na praia e ficar curtindo o mar é uma boa opcao para relaxar depois de um dia inteiro de passeio! É gostoso ficar observando as pessoas passarem e tomando um sorvetinho. Muitos brasileiros criticam o fato de a praia de Brighton não ter areia, mas ser toda coberta de pedrinhas, pois ela é uma “pebble beach”. Eu acho as pedrinhas uma fofura e adoro sentar de roupa e não ficar toda grudenta! Se você quiser nadar no mar, recomendo usar aquelas sapatilhas aquáticas horrorosas, mas pelo menos não vai machucar o pé e todo gringo tem uma! 😛

Outra opção para relaxar em frente à praia é passear na boardwalk e visitar as lojinhas de diversos artistas talentosos que tem por lá. É tudo lindo, colorido e animado!

  •  The Lanes e Pubs:
Londres a Brighton - Day trip

Londres a Brighton – Day trip

Para fechar o dia, que tal parar em um pub com mesinhas ao ar livre e tomar uma pint? A cidade é cheia de bares e restaurantes legais! Até por isso, é um destino popular para despedidas de solteiro! Londres a Brighton em um dia pode ser uma ótima ideia! 🙂

Eu recomendo a visita ao BrewDog pub, recém-aberto na cidade! Fica pertinho do Royal Pavillion e oferece 30 tipos de chopes diferentes e uma seleção enorme de comidinhas de boteco no estilo britânico. A BrewDog é uma cervejaria escocesa que acabei conhecendo por causa do meu tio, que é um “cervejeiro gourmet” e vive experienciando coisas novas! Existem apenas 21 bares no Reino Unido, mas as cervejas de garrafa vendem normalmente nos supermercados. O endereço exato do BrewDog é: 52-54 Grand Parade, Brighton BN2 9QA, mas você não terá dificuldades de encontrá-lo, pois em um dos muros do bar tem um grafitti ENORME dizendo: “Beer is Art” e todo turista que gosta de uma cervejinha para pra tirar foto com essa parede! Entre no clima!

Londres a Brighton - Day trip

Londres a Brighton – Day trip

Se quiser explorar algo diferente na cidade, visite o “The Lanes”. É uma bairro famoso de Brighton graças aos seus pelas suas inúmeras lojinhas, incluindo várias de antiguidades. É tudo apertadinho e bonito, não sei explicar! Acho que só vendo com os próprios olhos! E é lá que se concentram pubs mais tradicionais, como um que visitei um chamado “The Cricketers”, que fica ao lado do “The Black Lion”. Tudo uma delícia e com cervejas e chopes de primeira.

ESTÁ INDO PARA A INGLATERRA? RESERVE AQUI SEU HOTEL!

Ah, uma dica: algumas partes do Reino Unido, que inclui Brighton, tem uma lei estranha nos bares que exige pedir documento para pessoas que aparentem ter menos de 25 anos! Porém, a lei permite que maiores de 18 consumam álcool! Ou seja, se você não tem cara de menor de idade, mas tem cara de 25, sorry, sem documento não poderá comprar sua birita! Eu estava sem meu passaporte esse dia e me barraram no The Black Lion! Fiquei lisonjeada, pois já tenho 26!!! Hehehe! Portanto, esteja com seus documentos em mãos só para evitar frustrações!

  • Grafitti:

Fonte: Simple Sighted

Brighton também é um pote de ouro para os amantes da arte de rua, principalmente grafitti!

O mais famoso de todos é o polêmico “Kissing Coppers”, do Banksy. A arte original ficava perto de uma estação de trem, mas foi vendida por 575 mil dólares depois de ser removido da parede!!! Então, uma réplica foi criada na parede do Prince Albert Pub, na Trafalgar Street. Vale a pena conferir, pois é muito conhecida! E o pub inteiro é grafitado e lindo, não tem como não amar!

ESTÁ INDO PARA A INGLATERRA? RESERVE AQUI SEU HOTEL!

Ah, essa arte de Banksy é tao famosa que fizeram uma “replica fake” ao lado do Astoria Theater. Eu passei por ele e vi o grafitti gigante lá no alto e achei muito estranho. Fui pesquisar e descobri que foi pintado no dia 1º de Abril (Dia da Mentira / April’s Fool), 3 dias depois do casamento gay ser legalizado no país! Portanto, não se engane! Apesar de também ser legal de ver, não é a réplica original. Réplica já não é original, imagine a réplica da réplica… hehe vocês entenderam, né?

Bom, depois dessas dicas, é só aproveitar mais um dia nesse país maravilhoso e essa viagem de Londres a Brighton ! 🙂

Cheers!

Beatriz Morgado

-> Site: http://aupairnoseua.com.br

-> Facebook: http://facebook.com/aupairnoseua