EPCOT Center: tudo junto e misturado

th

O sonho de um homem: 27 resorts temáticos, 4 parques, 2 complexos aquáticos, 4 campos de golf, 2 mini-golfs temáticos e um distrito de compras (Disney Springs). Esse é o Walt Disney World Resort. Uma propriedade localizada na Flórida, que atrai cerca de 18 milhões de pessoas por ano!

Um lugar que continuamente me chama muito a atenção é o EPCOT Center, o segundo dos quatro parques temáticos construídos no Walt Disney World Resort. Este parque é dedicado à celebração das conquistas humanas, inovações tecnológicas e cultura internacional. O Epcot é dividido em duas áreas temáticas principais: Future World e World Showcase. A primeira, consiste de uma variedade de pavilhões que exploram aspectos e aplicações inovadoras, incluindo tecnologia e ciência, e também é a entrada principal do parque, com o ícone do parque: Spaceship Earth (uma grande esfera que abriga uma atração).

O World Showcase é uma área com uma espécie de feira internacional permanente, com onze pavilhões, e cada um concentra-se em representar um país específico. Todos esses países cercam um lago elaborado no centro. Em sentido horário, os onze pavilhões são: México, Noruega, China, Alemanha, Itália, Estados Unidos, Japão, Marrocos, França, Inglaterra, e Canadá.

Todas as noites, na hora do fechamento do parque, acontece o Illuminations: Reflections of Earth. Um show apresentado na Lagoa do World Showcase, com fogos de artifício, lasers, fogo, e fontes de água. Tudo isso sincronizado com música. Um globo com telas de LED curvadas é a peça central, e mostra imagens de pessoas e lugares do mundo todo. A lagoa é cercada por 19 tochas que simbolizam os primeiros 19 séculos da era comum, e o show se encerra com a abertura do globo central em uma flor de lótus, que revela a vigésima tocha: a representação de 20 séculos completos.

O EPCOT Center conta com eventos anuais. São eles: International Flower and Garden Festival, com enfeites florais pelo parque, esculturas de personagens da Disney, especialistas em jardinagem dispostos a passar ideias para os visitantes utilizarem nos jardins de suas próprias casas.

International Food & Wine Festival, com gourmets amadores e profissionais experimentando pratos de todo o mundo, inclusive os países que não fazem parte do World Showcase.

Holidays Around the World é a comemoração dos feriados do Epcot. Os pavilhóes apresentam contadores de histórias para descreverem as tradições dos feriados em seus países, além de 3 apresentações noturnas de um coro em massa e um visitante narrando a história do Natal. Essa apresentação se chama Candlelight Processional.

”Para todos aqueles que vêm a este lugar de alegria, esperança de empreendimentos e conceitos de um futuro que promete novos e excitantes benefícios para todos. Que o EPCOT Center entretenha, informe e inspire e, acima de tudo, instigue um novo senso de crença e orgulho na habilidade do homem de formar um mundo que oferece esperança às pessoas de todos os lugares no mundo.”
— E. Cardon Walker (CEO da Disney), 4 de outubro de 1982

Outra coisa que considero interessante é que cada pavilhão foi inicialmente patrocinado por uma corporação que ajudou a financiar sua construção e manutenção em troca de logotipos das empresas e alguns elementos de marketing aparecendo pelos pavilhões. Por exemplo, o Universe of Energy era patrocinado pela Exxon de 1982 a 2004 e a The Land era patrocinada pela Kraft de 1982 a 1993, e depois pela Nestlé de 1993 a 2009. Cada pavilhão contém uma “área VIP” privada para seu patrocinador com escritórios, lounges e áreas de recepção escondidas dos visitantes do parque.

Os patrocínios atualmente ativos são o do Test Track, patrocinado pela Chevrolet; Mission: SPACE patrocinado pela Hewlett-Packard; Spaceship Earth com o patricínio da Siemens (que também custeia o IllumiNations: Reflections of Earth); Living with the Land sustentado pela Chiquita. Algumas atrações menores dentro dos pavilhões Innoventions são apadrinhados por diversas empresas, como IBM, Coca-Cola e Velcro.

Isso foi um pouco da história do parque, uma amostra grátis do que ele oferece e algumas curiosidades. Espero que tenham a oportunidade de visitar o EPCOT Center, meu parque favorito. Te vejo no próximo pavilhão!

 

Imagem: Reprodução.

Posts Relacionados