A Austrália não é só Sydney e Melbourne!

Olá viajantes, tudo bem com vocês?? 😀 Quando viajamos para a Austrália pela primeira vez, acredito que as primeiras cidades que nos vêm à cabeça são Sydney e Melbourne, certo? Elas são realmente incríveis – inclusive farei ainda matérias sobre elas – porém, saiba que a Austrália tem muito mais a oferecer do que somente Sydney e Melbourne! Portanto, o objetivo de hoje é começar a apresentar para vocês outras cidades que podem e devem ser visitadas na Austrália –  sem a intenção de esgotar o assunto neste post, ok?!

Australia-Collage

  • Brisbane: é a capital do estado de Queensland e a 3maior cidade da Austrália. Fica a pouco mais de 1 hora de voo de Sydney e merece muuuuito ser visitada! Apesar de estar próxima de muitas praias, a cidade não fica exatamente no litoral, mas é cortada pelo Brisbane River. Uma cidade grande, mas com um “quê” de cidade de interior. Must-See: South Bank Parklands; Streets Beach (foto 1); The Wheel of Brisbane; Queen Street Mall (principal rua comercial do centro da cidade); Kangaroo Point (um paredão natural de escalada com vista para o Brisbane River); New Farm Park (foto 2); Mount Coot-Tha Lookout (um mirante incrível que dá pra ver toda a cidade – foto 3) e muitos outros lugares legais!

Brisbane 2013 - 138

Brisbane 2013 - 118

Brisbane 2013 - 047

  • Gold Coast: Durante minha experiência de doutorado sanduíche na Austrália eu morei em um paraíso chamado Gold Coast a 1 hora de voo ao norte de Sydney e a 1 hora de trem de Brisbane. O AirTrain sai do Aeroporto de Brisbane, com estações nos dois terminais, direto para a Gold Coast e é uma mão na roda para quem chega por lá. A cidade, que é a 6a maior do país em termos populacionais, é muito conhecida pelas competições de surf que rolam por lá na praia de Snapper Rocks. Sem dúvida alguma os maiores atrativos de lá são as praias e os parques temáticos. Alguns Must-Sees: Surfers Paradise Beach (foto 1); Skypoint Observation Deck (Q1 Tower – foto 2); Broadbeach; Burleigh Heads; The Spit ao pôr do sol; Coolangatta Beach; Currumbin Wildlife Sanctuary (foto 3 – cangurus) e os parques temáticos: Sea World, Dreamworld, Warner Bros. Movie World e Wet’n’Wild Water World! Uma curiosidade é que a casa do Big Brother Austrália fica dentro do Dreamworld e ela é aberta à visitação durante boa parte do ano quando o programa não está no ar (foto 4)!

Gold Coast 2013 - 396

IMG_2791

IMG_1806

gctpbb

  • Canberra: Para quem não sabe essa sim é a capital da Austrália, apesar de muitos brasileiros pensarem que a capital seja Sydney! A pronúncia do nome em inglês é “quenbra”. A 8a  maior cidade do país começou a ser construída em 1913 e foi finalizada em 1927. Todo o planejamento da cidade foi feito pensando no conceito de “cidade-jardim”, por isso, para onde se olha em Canberra se vê muita vegetação natural. Lá estão o Parlamento, a Alta Corte Australiana e a Biblioteca Nacional da Austrália. Canberra fica próximo à cordilheira Brindabella Ranges e, apesar de não nevar na cidade em si, é o único destino turístico da Austrália que possui estações de esqui no seu entorno durante o inverno! Must-Sees: Australian War Memorial (foto 1); Australian Parliament House (foto 2); Mount Ainslie Lookout; National Portrait Gallery; National Gallery of Australia; National Library of Australia; Namadgi National Park e muitos outros lugares.

australian-war-memorial

au-canberra-0011

Bom, viajantes, essas são apenas 3 cidades que merecem ser visitadas fora do circuito Sydney-Melbourne, mas há ainda muitas outras: Perth, Adelaide, Alice Springs, Cairns, Byron Bay, Hobart etc. A Austrália é um país de dimensões continentais. Por isso, o ideal é planejar uma viagem de pelo menos 1 mês. Assim dá tempo de você se recuperar do jet lag e conhecer muitos lugares diferentes: das praias da Gold Coast ao deserto de Alice Springs via estações de esqui de Canberra! Um país de contrastes!!

Bom final de semana à todos! Boas Viagens!