Quais os tipos de avião que existem??

57F71

Essa é uma pergunta que sempre me fazem! Atendendo à pedidos, aí vai a explicação!:

Monomotores

Um monomotor é uma aeronave que possui um único motor. As aeronaves monomotoras são bem mais fáceis e econômicas de operar e manter, por isso são normalmente aquelas de menor porte, para uso pessoal, agrícola ou ainda, para empresários e famosos.

Bimotores

O Bimotor é uma aeronave com dois motores. São normalmente mais caras, complexas e complicadas de operar e de manter que as aeronaves monomotoras – mas em compensação oferecem mais flexibilidade para viagens noturnas.

Trimotores

O trimotor é uma aeronave com três motores, geralmente com duas configurações diferentes.

Aviões à jato

Aviões a jato fazem uso de turbinas para gerar empuxo necessário para o avião ir para frente. Esse tipo de avião possui muito mais força e cria um impulso muito maior do que aviões que fazem uso de turbo-hélices. Como conseqüência, podem carregar muito mais peso e possuem maior velocidade do que outros. Mas as turbinas dos aviões à jato são tão barulhentas que fazem com que eles sejam considerados um dos maiores emissores de poluição sonora!

Aviões supersônicos

Aviões supersônicos, como os de caça, têm turbinas especiais, que geram potência necessária para quebrar a barreira do som. A velocidade de decolagem de certos aviões de caças chega à 220 km/h!O voo em velocidade supersônica gera mais poluição sonora devido à onda de choque. Isto limita os voos supersônicos a áreas de baixíssima ou nenhuma densidade populacional. Algumas aeronaves são capazes de voar em velocidades hipersônicas – geralmente, velocidades que superam cinco vezes a velocidade do som!

Planadores

Planador  é uma aeronave sem motor, mais pesada que o ar e com uma configuração aerodinâmica semelhante a de um avião. Alguns aviões planadores são aqueles utilizados para fins militares. São conhecidos por ter asas grandes e longas, pra poder ter maior eficiência no ar – padrão que sempre se manteve para que não houvesse tanto atrito com o ar. Por isso, os primeiros planadores eram feitos de madeira com revestimento em tela, mas isso foi mudando e logo ele passou a ser de alumínio (ainda mais leve).

 

Imagem: Reprodução.

Fonte: Blog onaviation

 

s aeronaves monomotoras são bem mais fáceis e econômicas de operar e manter do que as aeronaves

Posts Relacionados