Porque você não deve ter medo de andar de avião

plane-sky-sun

É muito difícil achar alguém que se sinta 100%  seguro dentro de um avião. Por mais acostumado que eu esteja, eu sempre fico atento à tudo que acontece ao meu redor em cada voo, e sempre me deparo com vários tipos de pessoas (pessoas com pouco medo, muito medo, e até pavor!).

Mas a verdade é que não tem porque se preocupar, gente. Claro que já tivemos vários exemplos de acidentes fatais de avião, mas isso não é comum. Uma pesquisa feita por um professor do MIT revelou que a cada 45 milhões de voos, só um dá errado!

Ah, Estevam, mas e as turbulências?

Essa mesma pesquisa mediu a turbulência de vários voos, e foi constatado que os aviões só passam pela turbulência para encontrar uma posição mais confortável para os passageiros durante uma oscilação leve do avião. Ou seja, não afeta em NADA  a segurança! Mas claro, isso não quer dizer que você não precisa seguir os procedimentos de segurança e usar o cinto. Até porque, esse é o verdadeiro perigo: enquanto o avião procura uma posição confortável, você pode quase que literalmente voar dentro dele se não estiver usando o cinto.

Outra coisa que não influencia em nada na segurança é o tamanho do avião. Ao contrário do que muita gente pensa, aviões menores não são mais perigosos. O que acontece é que geralmente aviões menores são pilotados por profissionais que ainda estão aprendendo, ou pilotos com menos horas de voos. Isso sim influencia, porque quanto menos experiência, menos o piloto vai saber lidar com situações de emergência!

Então, galera, é só relaxar, usar o cinto e aproveitar o voo! Não deixe de conhecer um outro país ou de aproveitar alguma oportunidade de trabalho que exija que você viaje por medo de avião!

 

Posts Relacionados