Você sabe o que é Síndrome do regresso?

depression-600x315

É, galera…aquela depressãozinha básica que bate depois do intercâmbio não é frescura! Pra vocês terem uma ideia, isso já virou até caso de diagnóstico médico:  a “síndrome do regresso”  é um termo criado pelo neuropsiquiatra Décio Nakagawa. Segundo ele, quando o intercambista vai para o intercâmbio, está cheio de expectativas e planos sobre a vida no novo país, e quando volta pra casa, as coisas mudam totalmente. Prova disso é que, pra você se adaptar à uma nova rotina no exterior leva cerca de 6 meses, enquanto pra você voltar à rotina na volta pra casa leva em média, 2 anos! *o*

A depressão vem justamente pela dificuldade de adaptação. Você sente saudades das experiências que passou por lá, dos amigos de outras nacionalidades, das viagens (principalmente se você foi pra Europa e tinha o costume de passear), e de ser “especial”, diferente (pelo fato de você ser estrangeiro, é mais legal pras outras pessoas de lá).

Mas calma! Dá pra lidar com isso tranquilamente – é só seguir essas dicas:

  • Foca na vida!

Faça planos: agora é hora de focar em algo pra você se distrair e não ficar mal. Pense no que você quer pra sua vida agora que voltou, e vá atrás da suas metas!

  • Leia livros

Livros são sempre a saída pra vários problemas da sua vida haha você pode ler um livro novo, ou um que você goste muito – pra se distrair, ou ainda, um autoajuda pro seu problema pós-intercâmbio.

  • #Compartilhe

Escreva sobre as suas experiências – além de ser uma maneira de lidar com o momento, você pode ajudar outras pessoas (afinal, sempre tem alguém precisando de dicas de viagem! haha).

  • Keep going

Continue sendo um turista – seja no mundo ou na sua própria cidade (deve ter lugares que você ainda não conhece). Não deixe de viajar!

  • Converse

Não deixe de manter contato com os seus amigos (de lá e daqui, mas mais de lá, pq os daqui podem ficar meio “over” com essa sua fase mais deprê), porque eles provavelmente devem estar sentindo as mesmas coisas. Fora que as pessoas daqui podem não te entender (sua família, seus amigos) e achar que você está falando demais sobre o intercâmbio ou não se sente mais em casa – olha que hard esse rolê!

  • Tempo tempo tempo

Dica clichê de mãe, mas que dá muito certo: deixe o tempo passar. Você vai se acostumar com o passar do tempo, e tudo vai voltar ao normal. Mas você tem que se esforçar pra isso! Saia bastante, reveja os amigos, se ponha de volta por dentro das novidades.

Alguém aí já passou ou está passando por isso?

 

Imagens: Reprodução.

Posts Relacionados