Páscoa ao redor do mundo

pascoa

A Páscoa é comemorada em muitos países do mundo. Mas será que todo mundo comemora igual? Não (e tem país que nem comemora!). A comemoração depende muito da região e da cultura – alguns países levam mais a sério e tem umas tradições específicas (como pintar ovos de galinha…lembra que a gente fazia isso quando criança? Ou eu tô muito velho? #crise).

Argentina

Na Argentina, isso é meio que sagrado. Há missas para celebrar na semana inteira que antecede a Páscoa, além da encenação da Paixão de Cristo e peregrinações ao Monte Calvário, um lugar muito bonito em que são representadas a crucificação e a ressurreição de Cristo. Assim como no Brasil, os argentinos não comem carne na Sexta-Feira Santa. Mas, para eles, a restrição começa antes, na Quinta-Feira. Outra curiosidade é que a aquisição de ovos de Páscoa também não é tão comum quanto no Brasil.

Bélgica e França

Essa parte da Europa é cercada por uma lenda de que os sinos das igrejas  não tocam de sexta ao domingo de Páscoa porque estão “se deslocando”, voando para trazer os ovos de Páscoa que as crianças encontram no domingo de manhã (quase a mesma história da Fada do Dente hahaha).

Bulgária

A Bulgária é cheia de tradições! Uma das mais comuns são os ovos cozidos,  depois da missa da Quinta-Feira Santa. Outra são os pães pascais (que eles chamam de Kozunak), que dizem ter um sabor tipo de panetone. Esses pães são decorados com ovos vermelhos (sempre em números ímpares) e levados à igreja na madrugada de sábado. Daí são abençoados (junto com os ovos) e dados de presente pra familiares e amigos (ovos de chocolate não são tão comuns). Depois disso,  no domingo, no almoço de Páscoa, cada pessoa da família pega um ovo e todos começam a batê-los uns com os outros – eles acreditam que quem ficar com o ovo inteiro vai ter um ano de sorte.

Estados Unidos

Por lá é comum a Caça aos ovos de Páscoa. As crianças pintam os ovos de galinha e depois eles são escondidos nas praças para que elas achem (aqui no Brasil isso era bastante comum também..se você tem a minha idade já deve ter brincado disso na escola haha). Além dos ovos de chocolate, que são meeega comuns por lá e acaba virando uma tradição forte, tipo Valentine’s Day.

E você, já passou a Páscoa em algum país diferente? Quero ver nos comentários!

 

Imagem: Reprodução. 

Posts Relacionados