Sobre bagagem extraviada


vaaaai

Daí você desembarca no aeroporto, feliz, ansioso para começar a viagem, até perceber que no rolar das esteiras sua mala nunca chega. Como lidar? Aprenda o que fazer se sua bagagem for extraviada:

Primeiro passo: vá ao balcão de informações

Se você está em um vôo doméstico, em cada aeroporto você vai encontrar um balcão da companhia aérea. Vá até ao balcão da sua e faça um Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB), e aproveite também para registrar uma queixa no escritório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) dentro do aeroporto.

Depois disso, o jeito é esperar! A companhia aérea tem um prazo de até 30 dias para devolver a bagagem (ou 21 dias no caso de companhias aéreas internacionais). Caso a devolução não seja feita, você tem o direito de receber uma indenização por parte da companhia aérea, com o valor total da sua mala (que normalmente é um preço dado por quilos, que pode variar).

E em vôos internacionais?

Em caso de companhias aéreas internacionais, o procedimento é quase o mesmo, mas deve ser aplicado o Código de Defesa do Consumidor em detrimento da Convenção de Varsóvia. Esse código estabelece, entre outros deveres, a responsabilidade da empresa transportadora em caso de danos ao passageiro, bagagem e carga ocorridos durante a execução do transporte entre dois ou mais países. Ou seja, assim como nos vôos domésticos, você deve proceder procurando assistência nos balcões de informação da companhia aérea ou do próprio aeroporto. A partir disso, o prazo para devolução da bagagem é de 21 dias, e, caso contrário, será passível de indenização.

Para evitar dor de cabeça

Ter a bagagem extraviada é uma fatalidade, claro. Todos nós passamos por tratamento semelhante, fazemos check-in e despachamos a bagagem igualmente, então acaba sendo uma coisa que não dá pra prevenir. Mas é sempre bom colocar uma identificação a mais na sua bagagem (uma etiqueta com nome, telefone para contato), ou, ainda, tirar foto do interior da bagagem, e guardar todos os comprovantes de compras dos objetos que estavam dentro.

Além disso, algumas companhias aéreas (a maioria delas, diga-se de passagem) oferecem Seguro para bagagem. É uma taxa a mais que você paga (que varia conforme a companhia aérea), para garantir todos os itens presentes na sua mala, e o valor total dela. Assim, se acontecer de extraviar, você vai ser reembolsado!