10 impressões sobre Campinas - estevampelomundo.com.br

10 impressões sobre Campinas

campinas mala
Você com certeza já passou por Campinas ou conhece alguém que se mudou pra cá (principalmente para estudar). A cidade é uma metrópole com mais de 1 milhão de habitantes e por isso, todo ano recebe milhões de pessoas que vêm à procura de novas oportunidades (seja de estudo ou de trabalho).  E as impressões sobre a cidade, para quem visita ou quem conhece, são quase sempre as mesmas – principalmente para quem vem de cidades pequenas. Acompanhe fatos típicos de quem passa por aqui:
1- Ficar surpreso com o tamanho da rodoviária
Chegar na Rodoviária de Campinas é abandonar aquela ideia de “3 plataformas de ônibus, 2 guichês e fim”, como na maioria das cidades do interior. A Rodoviária aqui é grande, estruturada e possui mais de 30 plataformas, além de praça de alimentação, terminal amplo e diversos serviços. À primeira vista, é muito comum você ficar perdido nela também!
2- Ficar perdido
Não saber que ônibus tomar e perguntar para 40 Campineiros diferentes (sim, quem mora em Campinas é Campineiro e não Campinense),  com possibilidade da maioria delas não saber e/ou te informar errado e você ainda se perder para achar a rua.
3- Se assustar no centro da cidade
O centro de Campinas é habitado por todos os tipos de pessoas (todos mesmo!). Sem contar a Av. Francisco Glicério e a 13 de Maio (principais ruas) simplesmente lotadas de gente até não caber mais nos horários de pico (7h, 12h, 18h). Entretanto, você vai se surpreender com a quantidade de lojas e opções existentes no centro, além dos terminais (que você provavelmente vai querer morrer ou nunca mais visitar), da Catedral e do Mercadão (mas com esse talvez você se assuste também…).
4- Conhecer as pérolas
Quem nunca estava de boa indo trabalhar, estudar ou voltando para casa e de repente….”A FOTO, MOÇA! A FOTO!”?  É surpreendido pelos vendedores de foto 3×4 competindo entre si pela freguesia e pelo menor preço em plena avenida, ou ainda, foi abordado pelos caras do “pírce e tatuagi” e do “oito pilhas por um real”.
5- Viver uma aventura
Andar de ônibus em Campinas é pura adrenalina! haha. Enquanto você normalmente levava meia hora para atravessar a sua cidade de ônibus ou de carro, aqui você leva isso para chegar ao centro (dependendo das condições climáticas e de trânsito). É de lei você viver uma aventura no ônibus durante seu trajeto pela cidade, seja pegando uma lotação ou trocando ideia com algum indivíduo aleatório no ponto de ônibus. Quem nunca tomou a linha de ônibus 332  e conheceu a cidade inteira de uma vez só num intervalo de quase uma hora?
6- Achar o Shopping Dom Pedro o lugar mais magnífico do mundo
Se você vem de outra cidade (principalmente uma com poucos habitantes) ou outro estado, vai se apaixonar pelo shopping. O lugar possui váaaaaarias lojas (de todas as marcas, tipos, gostos e bolsos!), alameda, cinema, teatro (com atores da Globo), praça de alimentação enorme, bares, restaurantes, academia, balada, loja de fantasias, patinação no gelo, e etc (ufa!). Aí você vai ficar rodando o shopping até ele fechar (com possibilidade de se perder algumas várias vezes), e, quando achar que já andou tudo, ainda falta metade. Ah, e claro, você vai achar engraçadinho quando algum nativo chamar o lugar de “Dompas”, e vai querer tirar aquela clássica foto cafona na frente da escultura de tronco de árvore na entrada das Àguas.
7- Achar a Lagoa do Taquaral um paraíso fitness
A Lagoa do Taquaral é realmente um ótimo lugar para se visitar, seja com os amigos ou com a família. E realmente impressiona: o parque é uma das principais atrações turísticas da cidade e tem uma bela vista, espaço amplo, academia, pedalinho, opções variadas para alimentação, concertos, aluguel de bicicletas e muitas outras coisas. Um espaço ideal para passear, relaxar, fazer piquenique, ver gente bonita e praticar exercícios!
8- Fazer aloka do artesanato na Feira Hippie
Sim, a feira Hippie é um lugar muito legal e tradicional em Campinas. Localizada no Centro de Convivência (e em frente ao sempre lotado City Bar, do qual você dificilmente vai conseguir uma mesa na vida), tem diversas opções de presentes, artesanatos, além de apresentações artísticas. As mina pira nas pulseiras e nas camisetas cool. E, se você é do tipo que gosta de culturas diferentes, pode passar por lá para experimentar comidas de diversas nacionalidades, ou paquerar um dos milhares de gringos que ficam por lá dando voltas e observando os quadros.
9- Ficar confinado na Unicamp ou na PUCC
A Unicamp é a própria ilha de Lost com milhares de departamentos, institutos, praças, capivaras, ruas e locais que você só vai entender se tiver que estudar lá (sério, é muito grande!). Assim como a PUC-Campinas, que é enorme e possui vários prédios e uma praça de alimentação semelhante à de shopping (encontrar com o coleguinha, só combinando antes pelo Whatsapp!).  Porém, são locais pelos quais você vai acabar passando e se surpreendendo (seja para trabalhar, estudar, ou ir ao hospital).
10- Achar a night cara
Campinas tem diversas opções para a vida noturna (sertanejo, rock, eletrônico, forró, vários shows), mas, quem não é daqui normalmente acha as baladas e bares um pouco caros, e a cidade “dividida” (bairros e atrações para determinadas classes). Mas isso não vai te impedir de morrer de amores por Campinas!
E, se você já mora/nasceu aqui…
Provavelmente ainda se surpreenda com a quantidade de gente que vai conhecer, o número de bairros que ainda não conhece e quanto você ama a cidade e tem orgulho dela independente de tudo! Campinas pode ser uma cidade grande (e às vezes um pouco problemática e violenta), mas é como uma capital, com muitas oportunidades e experiências novas para viver!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Jessica Renesto

Deixe um comentário