Caño Cristales – O rio mais bonito do mundo

Foto: Jess Kraft

Foto: Jess Kraft

Ser conhecido como “o rio mais bonito do mundo” não é pouca coisa, concordam? Pois conheçam o Caño Cristales, o rio colombiano situado no Parque Nacional Sierra de la Macarena, na província de Meta, sudeste do país, que tem chamado a atenção de muita gente ao redor do mundo.

Na transição entre estações, o rio é colorido por uma mistura de cores muito vivas, tais como vermelho, azul, amarelo, verde e preto. Isso se deve às algas e plantas aquáticas, que conferem ao rio o apelido de “rio das cinco cores”, ou ainda “arco-íris derretido”.

Foto: DE UNA Colombia Tours

Foto: DE UNA Colombia Tours

O Caño Cristales não chega a 100 quilômetros de extensão, nem ultrapassa 20 metros de largura, mas isso não faz a menor diferença para os turistas, já que a beleza das águas – transparentes, diga-se de passagem – é ainda mais intensificada pela formação de poços e pequenas cascatas, devido às rochas que envolvem o rio; além, é claro, das algas e dos corais.

Durante o verão, o rio seca e as plantas tendem a multiplicar-se. Sendo assim, o período mais recomendado para visitação é de junho a dezembro, temporada chuvosa na região e, por isso, época em que as plantas e o rio estão mais vistosos, com cores mais vivas, chamando mais atenção.

Foto: SelvAventuras/Flickr

Foto: SelvAventuras/Flickr

A Sierra de la Macarena abriga cerca de 420 espécies de aves, 10 espécies de anfíbios, 40 espécies de répteis e oito de primatas. A visita ao local só é permitida com o acompanhamento de um guia local, por questões de preservação e ecologia.

Para chegar até o Caño Cristales, é preciso ir até La Macarena, atravessar o rio Guayabero com uma embarcação, andar de carro até certo ponto e, aí então, fazer uma caminhada de aproximadamente três quilômetros até a entrada do Parque Nacional. Pode parecer difícil e cheio de obstáculos, mas garanto que, no final, a aventura valerá a pena.