Visconde de Mauá – Cachoeiras, piscinas naturais, trilhas, tudo num só lugar

Foto: Luciano_SR/Flickr

Foto: Luciano_SR/Flickr

Visconde de Mauá é um distrito da cidade de Resende, no Rio de Janeiro, com partes da zona urbana estendendo-se até o estado de Minas Gerais. O distrito compreende as vilas de Mauá, Maringá e Maromba e seus diversos vales. A região tem cerca de 6 mil habitantes e a principal atividade econômica é o turismo.

Como não poderia deixar de ser.

O lugar está localizado na área de preservação ambiental da Serra da Mantiqueira e possui mais de 100 opções de hospedagens, além de dezenas de restaurantes. Mas o que chama a atenção dos visitantes é, sem dúvida, a paisagem, repleta de belezas naturais, rica em fauna, flora, com cachoeiras e vales.

Foto: Luiz Felipe Baroni Jr/Flickr

Foto: Luiz Felipe Baroni Jr/Flickr

Este é um passeio que atrai tanto casais quanto grupos de amigos e até famílias com crianças pequenas, a depender das atividades escolhidas. Seja como for – e para onde for -, é mais do que recomendado levar uma mochila com aqueles itens indispensáveis, como protetor solar, repelente, garrafa de água e toalha. Use roupas leves e, por baixo, roupa de banho. Não preciso nem dizer para ir de tênis, né?

Foto: Daniella ROSSI/Flickr

Foto: Daniella ROSSI/Flickr

Umas das atrações mais esperadas são as cachoeiras que, infelizmente, são super geladas, mas não podem ficar de fora da visita. A Cachoeira do Escorrega, cartão-postal do destino turístico, é formada por rochas que lembram um tobogã, esculpido naturalmente, permitindo o deslizamento da cachoeira até uma piscina de águas límpidas. Há também a cachoeira Santa Clara, uma das mais altas e conhecidas da região, que permite a prática de rapel.

Foto: Sysop/Flickr

Foto: Sysop/Flickr

As opções não param por aí. Diferentemente de outras regiões serranas, Visconde de Mauá é rica em cachoeiras, rios, piscinas naturais de águas cristalinas.

O Poço do Marimbondo é um destes lugares em que, no meio da mata, é descoberta uma piscina natural de águas claras; o Poção da Maromba é outra das mais famosas piscinas naturais da região, procurada para banho e também pelos mais corajosos, para saltar da pedra de 7 metros de altura.

Um passeio que vale o sacrifício é a Pedra Selada. Para chegar até lá, a caminhada é pesada, dura uma hora e meia, mas a vista de quase dois mil metros de altura compensa e dizem que é a mais bonita da região. Não dá pra perder o visual indescritível.

Foto: Gustavo Pedro De Paula/Flickr

Foto: Gustavo Pedro De Paula/Flickr

No que diz respeito à gastronomia, Visconde de Mauá combina a cozinha tipicamente mineira com um toque de região serrana. Além disso, o calendário anual é reforçado com a Festa do Pinhão em maio e a Temporada de Trutas em setembro.

Durante a noite, a dica é passear nas vilas, onde há feirinhas de artesanato e lojas espalhadas pelas calçadas.

Foto: Luiza Ferreira/Flickr

Foto: Luiza Ferreira/Flickr

Informações:
– a região possui apenas um caixa eletrônico e nem todos os estabelecimentos aceitam cartão;
– a distância do Rio de Janeiro até a região é de 200 km e de São Paulo, 300 km;
– em junho, acontece a Festa de São João em Maringá.