Cataratas do Iguaçu – Uma das nossas maravilhas

Foto: Frans Lanting/Corbis

Foto: Frans Lanting/Corbis

De belezas naturais, o Brasil está cheio. Entre elas, há as Cataratas do Iguaçu, um dos locais mais procurados por turistas estrangeiros, mas igualmente apreciado por brasileiros – são mais de um milhão de turistas todos os anos.

Trata-se de um conjunto de 275 quedas de água no Rio Iguaçu, que faz parte da bacia hidrográfica do Rio Paraná, e está localizado entre o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, e o Parque Nacional Iguazú, em Misiones, na Argentina.

Em época de chuva, as cataratas chegam a ser a 3ª maior do mundo em volume de água.

Foto: Alain Deschenes/Flickr

Foto: Alain Deschenes/Flickr

Somados os dois parques, obtém-se uma área de 250 mil hectares, considerada Patrimônio Natural da Humanidade. Inclusive, a criação dos parques se deu com o objetivo de proteger e administrar as cataratas e todo o ambiente ao redor.

Há uma lenda sobre o surgimento das cataratas, segundo a qual um deus desejava casar-se com uma mulher chamada Naipi e, no entanto, ela fugiu com seu amante Tarobá em uma canoa. Por vingança, este deus cortou o rio, criando as cachoeiras e condenando os dois amantes a uma eterna queda.

Foto: Thamires Vieira/Flickr

Foto: Thamires Vieira/Flickr

Ainda que a maioria das cachoeiras tenha cerca de 64 metros de altura, a Garganta do Diabo, por exemplo, uma queda em forma de “U”, chega a 82 metros e é a mais impressionante de todas as cataratas, além de determinar a fronteira entre Brasil e Argentina.

As Cataratas do Iguaçu oferecem uma vista fantástica, que pode ser obtida por conta dos mirantes e passarelas ali construídos. Há certo ponto em que, se você der uma volta em torno de si mesmo, sem sair do lugar, vai ver que está cercado por 260 graus de cachoeiras.

Do lado brasileiro, há ainda a possibilidade de se fazer um passeio de helicóptero, sobrevoando as cataratas. Além disso, há passeios de barco, rafting e trilhas, tudo para que a visita possa ser aproveitada ao máximo.

Foto: Zan Moreno/Flickr

Foto: Zan Moreno/Flickr