Hallerbos – A floresta azul da Bélgica

No município de Halle, na Bélgica, há uma floresta chamada Hallerbos, que tem encantado a todos que já a viram – seja por foto ou ao vivo – ao redor do mundo. Parece mágico, misterioso e de mentira, mas é real.

Foto: Wouter Maes/Flickr

Foto: Wouter Maes/Flickr

A apenas 30 minutos do sul de Bruxelas, a área tem cerca de 1300 hectares e o chão é coberto por flores nas tonalidades azul e violeta, as chamadas “bluebells”. A quantidade de flores é tanta que o solo se transforma num tapete natural por algumas semanas, a cada primavera.

“Hallerbos” significa “bosque de Halle” na língua holandesa, mas o lugar é também conhecido como “floresta azul”, o que pode ser facilmente entendido num período que tem início no mês de abril, quando as flores começam a desabrochar, atraindo turistas de todos os lugares do mundo e também fotógrafos.

Foto: Luc Wave/Flickr

Foto: Luc Wave/Flickr

A magia do lugar é reforçada ainda pelas árvores altas e compridas, cujas copas permitem a entrada de apenas alguns raios de sol. A vegetação densa guarda o aspecto natural da floresta e as condições climáticas produzem, muitas vezes, uma forte neblina, intensificando ainda mais o lado misterioso de Hallerbos.

Durante a Primeira Guerra Mundial, a floresta foi fortemente destruída, sendo necessário um reflorestamento em larga escala, com a introdução de árvores. As flores, dizem, regeneram-se sozinhas ao longo do tempo.

Foto: Peter Wetzels/Flickr

Foto: Peter Wetzels/Flickr

A floresta, hoje, abriga um parque com uma infraestrutura básica: trilhas, mapas, bancos e mesas, placas de sinalização e um museu. Há ainda outras plantas no local, além de uma fauna incrível.

De acordo com o site oficial, Hallerbos é uma floresta pública, administrada pela Agency for Nature and Forest Management. Não preciso nem dizer que vale a visita, né?

Foto: gvriend/Flickr

Foto: gvriend/Flickr