Como é comemorado o Dia das Crianças em diferentes países

Foto: Paul Hardy/Corbis

Foto: Paul Hardy/Corbiss

Você sabia que o Dia Mundial da Criança é, na verdade, dia 20 de novembro? Essa data foi determinada pela Organização das Nações Unidas (ONU), porque foi neste dia, em 1959, que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança e, em 1989, a Convenção dos Direitos da Criança. Mesmo assim, a data varia em cada país.

Aqui no Brasil, o Dia das Crianças é comemorado hoje, 12 de outubro, e a tradição de dar presentes para as crianças neste dia surgiu na década de 1960, quando duas empresas de brinquedos infantis fizeram uma promoção, a “Semana do Bebê Robusto”, e obtiveram um faturamento muito acima do esperado. Nos anos seguintes, a mesma estratégia foi utilizada por outras empresas e os comerciantes decretaram que esta data seria uma oportunidade de promover o consumo.

Na África Central, o Dia das Crianças é celebrado no dia 25 de dezembro, na mesma data em que é comemorado o Natal Cristão, com o intuito de homenagear todas as crianças do mundo.

Na Argentina, a data é comemorada sempre no segundo domingo de agosto. Além da troca de presentes, bem parecida com a do Brasil, são realizadas atividades em todo o país, tais como oficinas, peças de teatros, exposições, tudo para entreter as crianças.

No Chile, não há feriado no “Día del Niño”. No entanto, no segundos domingo do mês de agosto, as famílias comemoram com brincadeiras com as crianças e aproveitam para lembrar os direitos estabelecidos pela Declaração dos Direitos da Criança.

Na Índia, o primeiro-ministro Pandit Jawaharlal Nehru tinha adoração por crianças e era sempre fotografado com elas, que inclusive o apelidaram de “tio Nehru”. A data de nascimento de Nehru, 14 de novembro, foi então escolhida para comemorar o Dia das Crianças.

No Japão, diferentemente dos outros países, há o Dia das Meninas, comemorado em 3 de março, e o Dia dos Meninos, em 5 de maio. Nas duas datas, são realizadas atividades especiais, dedicadas às crianças, mas com algumas distinções. Na primeira, há uma tradicional festa de bonecas, na segunda, as famílias expõem seus capacetes de guerra para incentivar as crianças a crescerem fortes e saudáveis.

Na Noruega, o dia 17 de maio, além de ser o Dia das Crianças, é também Dia da Noruega, um feriado nacional, em que as crianças participam de desfiles e carregam pequenas bandeiras do país.

No Paraguai, o Dia das Crianças é tristemente lembrado no dia 16 de agosto, feriado nacional, data escolhida por ter sido o dia em que soldados brasileiros massacraram um exército paraguaio, formado por crianças guaranis de 6 a 15 anos, na Guerra do Paraguai.

Na Tailândia, o Dia das Crianças é comemorado no segundo sábado de janeiro e o primeiro-ministro batiza a data com um tema específico todos os anos.

Na Turquia, o Dia das Crianças é comemorado em 23 de abril, junto com o Dia da Soberania Nacional. Nesta data, o governo organiza um festival, estudantes saem às ruas marchando e tocando instrumentos, realizando diversas apresentações culturais. Mas o mais impressionante é: neste dia, todas as crianças vão à capital Ancara e assumem o lugar dos membros da Grande Assembleia Nacional, “governando” o país por um dia, e há discussões sobre políticas públicas para crianças e adolescentes.

Vale ressaltar que a razão principal do Dia das Crianças é a afirmação contínua dos direitos delas, que devem ser respeitados, assim como todos os outros. Feliz dia das crianças!