Teatro Amazonas – Um dos principais Pontos de Referência do Brasil

Foto: Maria Irene de Freitas/Divulgação

Foto: Maria Irene de Freitas/Divulgação

Entre os 10 principais Pontos de Referência do Brasil em 2014, escolhidos pelo site TripAdvisor, está o Teatro Amazonas. Inaugurado em 1896, o teatro está localizado na capital Manaus e recebe, regularmente, ensaios e apresentações da orquestra Amazonas Filarmônica, do Coral e do Corpo de Dança.

O projeto de construção foi apresentado ainda em 1881, no auge do Ciclo da Borracha. O Teatro Amazonas é, portanto, um símbolo da riqueza daquele período. Manaus era uma das cidades mais prósperas do país, já que o látex extraído das seringueiras era altamente valorizado pela indústria internacional.

As áreas que compõem o teatro são: Cúpula (feita com 36 mil escamas de cerâmica), Salão Nobre (a área mais luxuosa, utilizada apenas para visitação e com capacidade para 200 pessoas), Sala de Espetáculos (com capacidade para 700 pessoas), Camarim Cenográfico (área mais recentemente inaugurada, reconstitui camarins típicos do final do século XIX), Palco e Fosso da Orquestra.

Foto: Humberto Castro/Flickr

Foto: Humberto Castro/Flickr

O Teatro Amazonas é o edifício histórico mais importante de Manaus e o principal patrimônio artístico cultural do Estado. Tendo passado por diversas reformas, é atualmente o cartão-postal da cidade, mundialmente conhecido por sua exuberante arquitetura.

Todo mês de maio, o Festival de Ópera do Amazonas – maior festival de ópera da América Latina – é realizado no palco do Teatro Amazonas, com óperas conhecidas mundialmente. Em julho, há sempre o Festival Amazonas de Jazz. E, em outubro, acontece o Amazonas Film Festival, um festival de cinema de aventura que reúne artistas do Brasil e do mundo.

Foto: Bruno Lopes/Flickr

Foto: Bruno Lopes/Flickr