Santuário da Verdade – Arte e arquitetura em madeira na Tailândia

Foto: divulgação
Foto: divulgação

O Santuário da Verdade (ou Templo da Verdade, como alguns preferem chamar) está sendo construído em Pattaya, na Tailândia desde 1981 e sua finalização é prevista para 2025. Trata-se de uma obra feita totalmente em madeira e que já alcança pouco mais de 100 metros de altura.

A construção foi iniciada pelo tailandês Lek Viriyaphan (1914-2000) e é hoje uma das atrações turísticas mais procuradas da Tailândia. Alguns o consideram um tributo ao artesanato tailandês, já que é adornado interna e externamente por esculturas de madeira.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

A filosofia do Santuário indica que, desde a Guerra Fria, houve inversão de valores e os homens, sob influência da civilização ocidental, passaram a ser devotos do materialismo e da tecnologia avançada, afastando-se da moralidade e do contentamento espiritual.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

As esculturas de madeira que adornam o interior o Santuário representam os sete criadores sem os quais, segundo a filosofia, os homens não poderiam viver. São eles: céu, terra, pai, mãe, lua, sol e estrelas. Em cima das quatro torres, são representados os elementos que nos levarão ao mundo ideal de acordo com a filosofia oriental: a religião (“o pilar do mundo”), a vida concedida ao ser humano, “a continuação da filosofia imortal” e a paz.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Posts Relacionados