As Ibizas de Ibiza

Festas, baladas e curtição. É isso que todo mundo pensa quando se menciona o famoso destino localizado ao leste espanhol. Estamos falando de Ibiza, ou Evissa, comunidade autônoma do arquipélago de Ilhas Baleares. O lugar, que também dá nome a maior cidade da região, possui dezenas de outros atrativos além de pistas de danças comandadas por DJs renomados e privates com celebridades do momento.

Mar Mediterrâneo, águas cristalinas, natureza exuberante e praias paradisíacas de tirar o fôlego de qualquer um são vistos por todos os cantos desse lugar mágico e encantador, que a cada ano cativa e deixa um sabor de quero mais em turistas do mundo todo. É claro que a conceituada noite de Ibiza tem peso e é conhecida universalmente, mas o que realmente me fascinou e quero dividir com vocês são outras faces da ilha: praias menos badaladas, mas tão charmosas quanto as mais famosas.

Então se prepare para se organizar para o próximo verão Europeu, ou ainda para esta temporada e vem comigo!

CALA SALADA E SALADETA: O paraíso azul

Essas duas pequenas praias localizadas no município de Sant Antoni de Portmany me deixaram paralisado por um bom tempo, por conta das águas transparentes e paisagens impecavelmente produzidas pela natureza. É destino certo para admirar e se encantar com a beleza que a natureza espanhola. Tanto é que, pelo menos em minha opinião, são as duas praias mais lindas, de todas que visitei.

Cala Salada e Saladeta são frequentadas por famílias, casais e, em menor número, jovens. O acesso às praias é feitas por um morro que as separam. E é desse morro certamente que você verá o azul mais intenso do Mar Mediterrâneo. O mar cristalino e calmo com pouquíssimas ondas e ótimo para banhos. Um detalhe importante é que, como em toda Espanha, o top less é liberado. Não há as típicas barracas de praia por lá. Apenas vendedores ambulantes, portanto, vale levar algumas coisas na bolsa para apenas se preocupar em apreciar tanta beleza. Portanto, separe a câmera e algumas horas do seu dia, já que diante dessa maravilha é impossível ficar apenas alguns minutos por lá, um verdadeiro paraíso na terra.

IMG_6400[1]

IMG_6393[1]

  • CALA BASSA: A pista de dança na areia

Se você está a caminho da famosa Platja de Comte, não deixe de conhecer Cala Bassa, destino bem próximo e que compensa a visita nem se for apenas para sentar nas gigantes pedras que circulam a praia e observar o movimento dos turistas, lanchas, barcos, e muito barulho de gente feliz.

Localizada no munícipio de Sant Josep de Sa Talaia essa badalada praia é destino certo para quem gosta de apreciar natureza e ouvir uma boa música eletrônica. Isso porque a praia é recheada de barracas que tocam os melhores sets de DJs famosos, o que faz dela uma opção mais atrativa para o público mais jovem. Se eletrônico é seu ritmo, não deixe de passar por Cala Bassa.

IMG_6370[1]

 

  • CALA COMTE (Playa de Comte): O inesquecível pôr do sol

Todos que já visitaram Ibiza e foram a Cala Comte, que também é localizada no munícipio de Sant Josep de Sa Talaia, provavelmente se lembrarão desse inesquecível lugar que leva a fama de ter o pôr do sol mais lindo da ilha. E cá entre nós, Cala Comte é realmente merecedora desse título. Já aqueles que ainda foram, anote a dica como parada obrigatória,

Mar cristalino, barracas charmosas, gente descolada, muito top less, família, crianças, casais, jovens, e todas as faixas etárias no mesmo lugar com o mesmo propósito: curtir toda essa paisagem exuberante e no final do dia ser agraciado com a despedida do dia, em um espetáculo de tirar o fôlego de qualquer um. Na mesma praia, num canto mais afastado e protegido por altas pedras, há um espaço para a prática do naturalismo para os entusiastas.

IMG_6394[1]

IMG_6396[1]

 

 

  •  CALA TARIDA: A pequena Grécia em Ibiza

Pelas escadarias que dão acesso à praia você já avistará várias casas e hotéis no mesmo estilo de algumas ilhas Gregas: ar sofisticado, turistas em trajes elegantes, lanchas modernas, barcos gigantes e muita ostentação.

Esse é o clima da charmosa Cala Tarida, que fica em, Sant Josep de Sa Talaia , destino frequentado por turistas que preferem uma praia mais calma, sem muita agitação de festas, mas que não abre mão do ar chique, e rodeada por resorts e hotéis de luxo.

 

IMG_6382[1]

 

 

  • CALA D’HORT :  A praia mística e de boas energias

Essa enérgica praia localizada, também de Sant Josep de Sa Talaia, fica em frente a misteriosa Ilha de Es Vedrá. Lendas da região dizem que há milhões de anos Ibiza era uma massa só e, ao se separar, Es Vesdrá , com seus imponentes  380 metros ficou justamente em frente a Cala d’Hort, com a fama de mística. E realmente a energia de lá é indescritível e só quem passar pelo lugar conseguirá entender do que realmente estou falando.

A presença de hippies, e pessoas ligadas a misticismos é extremamente notável nesse local de clima leve e repleto de boas energias. Portanto, vale a pena estar em Cala d’Hort  para admirar a paisagem fantástica e para receber os bons ventos que possui.

IMG_6385[1]

 

IMG_6395[1]

 

 

  • PLAYA DE SE SALINES : A família reunida

Ambiente totalmente familiar com águas cristalinas, poucas ondas e propícia para bons banhos de mar. Essa praia é famosa pela quantidade de barracas e pelo Parque Natural de Ses Salines, com vegetação predominante composta por pinheiros, que torna a caminhada por entre as árvores do parque muito mais gostosa do que ficar na própria praia. É um destino bem disputado, portanto prepare-se para se encontrar com diversos outros turistas. S e não curtir a praia, um passeio pelo parque será recompensador, nem que seja para buscar um pouco de tranquilidade e afastar das famílias, curtir uma praia de nudismo e relaxar admirando incríveis paisagens.

 

se salines

 

 

ses-salines_thumb[2]

 

 

  • PLATJA D’ES CAVALLET: A praia dos descolados e moderninhos.

Ao chegar nessa praia você já perceberá um clima bem moderninho e descolado. Jovens com  trajes elegantes em seus bangalôs com várias almofadas brancas e tecido voil  voando com o vento forte. Essa praia localizada em Sant Jordi de Ses Salines, bem ao sul da ilha, conta com alguns restaurantes, que por sinal, são bem charmosos e cardápios interessantíssimos. Barracas conhecidas de Ibiza ficam no lugar, como a Chiringay, famosa por receber o público gay, que marca presença em grande estilo.

Destino extremamente agradável para encontrar amigos, tomar um bom drink, apreciar o mediterrâneo, ver gente bonita e agradecer por estar em Ibiza.

 

IMG_6389[1]

 

IMG_6390[1]

 

 

  • FORMENTERA: A ilha que deslumbra

Estar em Ibiza e não ir a Formentera é como ir para Las Vegas e não conhecer nenhum cassino.  Ou seja, essa encantadora ilha localizada a cerca de 30 minutos (de barco) de Ibiza é outro destino obrigatório e impossível deixar uma visitinha passar em branco. Essa jóia é conhecida como o último paraíso do Mediterrâneo por ter sabido conjugar o turismo com a proteção do meio ambiente. A luta de várias gerações de habitantes locais
tornou possível a conservação de uma ilha.

Separei um dia todo para Formentera e, se tivesse mais tempo, certamente passaria diversos dias explorando esse paraíso. Peguei o primeiro barco para a ilha, e lá chegando aluguei uma bicicleta, que me ajudou a apreciar vários cantos dessa ilha que conta com mais de 20 km de praias de areias brancas e águas transparentes.

Por mais que a ilha seja pequena, tem toda infraestrutura para receber centenas de turistas que chegam todos os dias da temporada. Hotéis, resorts, restaurantes, supermercados, e tudo que um município precisa para ter vida.

 

IMG_6339[1]

 

IMG_6340[1]

 

Por Wilian Bernardo