Alentejo, Portugal: o melhor destino vinícola do mundo

Foto: AwesomePlacesOnEarth.com/Divulgação
Foto: AwesomePlacesOnEarth.com/Divulgação

“Uma intrigante volta no tempo” é uma das formas escolhidas pelo USA Today para referir-se à região do Alentejo, em Portugal, eleita o melhor destino vinícola do mundo no último mês de agosto. A votação foi promovida pelo jornal USA Today e pelo portal 10Best.

Quem votou foram os leitores, que tinham até o dia quatro de agosto para escolher entre 20 regiões já pré-selecionadas, as quais incluíam Champanhe, na França, Piemonte, na Itália, Mendonza, na Argentina, La Rioja, na Espanha, entre outros. As regiões foram selecionadas com a explicação de que a degustação de vinho nas próprias terras onde são cultivados tem algo de especial.

Um dos especialistas da pesquisa afirma que o Alentejo é conhecido por seus vinhos tintos resistentes originados a partir de uma combinação única entre variedades indígenas. Ocupando quase um terço do país, trata-se de uma das regiões vinícolas mais férteis e produtivas de Portugal. O cuidadoso acolhimento é também citado pelo jornal como uma especialidade à parte na região do Alentejo.

Foto: Nuno Miguel Nunes Camejo/Flickr
Foto: Nuno Miguel Nunes Camejo/Flickr

A gastronomia é outro aspecto fascinante, caracterizada como rústica e autêntica. Há restaurantes onde são servidos vinhos da região, queijos e embutidos. Em todo o Alentejo, há cerca de 70 adegas, sendo que algumas oferecem alojamento, gastronomia e programas ao ar livre.

Ainda fora do roteiro de muitos viajantes, o Alentejo é uma região rústica, com aldeias pitorescas, vinhas ordenadas, flores e florestas. As praias do litoral alentejano foram escolhidas, também neste ano, como as melhores da Europa, pelo britânico “The Guardian”. Além disso, a região foi considerada por três vezes consecutivas a melhor de Portugal.

Foto: Antonio Dias/Flickr
Foto: Antonio Dias/Flickr

A lista completa dos 10 melhores destinos vinícolas do mundo:
1. Alentejo (Portugal)
2. Okanagan Valley (Britrish Columbia, Canadá)
3. Maipo (Chile)
4. Marlborough (Nova Zelândia)
5. Croácia
6. Napa Valley (Califórnia, EUA)
7. Toscana (Itália)
8. Oregon (EUA)
9. Hunter Valley (Austrália)
10. Virginia (EUA)

Posts Relacionados