O inverno gaúcho desce a serra – como aproveitar o frio nos pampas

20140727_114354
Foto: Isadora Cipola

O inverno não é a minha estação preferida. Aliás, está longe disso. Acho tão fácil ser feliz no calor, usar roupas levinhas, ir à praia, tomar sorvete… Mas a verdade é que também dá pra ser feliz no inverno! Explico como.

Uma parte da minha família mora na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, numa cidade chamada Rosário do Sul. Lá, o clima é temperado subtropical úmido, ou seja, com verões quentes e invernos frios. Ótimo, eu pensava, e ia pra lá apenas nas férias de verão.

Acontece que, de uns tempos pra cá, tenho ido no inverno e acabei descobrindo as coisas boas da estação. A começar pelo vinho.

A região é considerada ideal para a produção de vinhos, prática que vem crescendo ao longo do tempo. Rosário do Sul está localizada no bioma do Pampa, que corresponde a pouco mais de 60% do território rio grandense e a 2% do território brasileiro (segundo dados do Ministério do Meio Ambiente). A vegetação é rasteira e há poucos arbustos, numa planície vasta, rica em biodiversidade.

No que diz respeito às comidas, os churrascos acontecem sempre. Nos fins de semana, em datas festivas, a qualquer hora, porque todo e qualquer acontecimento é motivo para se reunir e “assar uma carne”, como dizem os gaúchos. Além disso, são famosos o arroz “carreteiro” e os doces caseiros. Acredite quando disserem que no inverno a gente come mais. Definitivamente.

Há também os CTG’s (Centros de Tradição Gaúcha), onde há a manutenção e divulgação da tradição gaúcha. Nestes lugares, há sempre almoços, jantares, bailes, eventos que envolvem o trabalho dos voluntários e o encontro de gerações, já que convivem netos, pais, avós… e convidados!

Então, fogo na lareira, um bom vinho, muitos blusões de lã e disposição pra encarar o frio e conhecer a rica diversidade cultural que existe na região. Porque não é só de serra que se faz o inverno gaúcho.

Aliás, falando em vinho, quem ainda não conhece aqui onde moramos, Campinas, tem um dos lugares mais gostosos para tomar um bom vinho! E cliente pelo mundo tem 10% de desconto nos rótulos! Quem for conhecer me conta depois o que achou do UVA BAR e da TOKAY VINHOS!

IMG_20140718_190246
Foto: Isadora Cipola

Posts Relacionados