O paraíso é aqui – Baía do Sancho, Fernando de Noronha

Depois de escrever sobre a praia mais bonita da Grécia (que é, com certeza, uma das mais bonitas do mundo), resolvemos procurar o paraíso aqui no Brasil. De todas as praias, existe uma que tem presença garantida em qualquer lista que enumere as melhores praias brasileiras: Baía do Sancho, em Fernando de Noronha.

dsc026312s_g

Fernando de Noronha é um arquipélago situado no Oceano Atlântico, pertencente ao estado de Pernambuco e constituído por 21 ilhas, ilhotas e rochedos de origem vulcânica (estudos indicam que a formação do arquipélago ocorreu entre dois e doze milhões de anos atrás).

Apenas a maior das ilhas é habitada. Para ter acesso às demais, é preciso autorização, pois fazem parte do Parque Nacional Marinho, criado em 1988 para preservar os ambientes marinho e terrestre. O parque abrange cerca de 70% do território e é administrado pelo Ibama.

DSC03498

Na ilha de Fernando de Noronha, é possível conhecer espécies da flora específicas, diferentes das outas, porque há uma peculiaridade no ecossistema marinho do arquipélago, que faz com que poucas espécies consigam adaptar-se para sobreviver. A fauna marinha é exuberante e isso se deve à posição geográfica afastada do continente.

Além de ser um dos destinos mais procurados por turistas nacionais e estrangeiros, Fernando de Noronha possui também, segundo pesquisa do TripAdvisor de março deste ano, a praia mais bonita do mundo.

A Baía do Sancho fica situada no Parque e é um dos poucos lugares na ilha em que é possível a parada de embarcações sem que haja danos aos corais. Além disso, no período de janeiro a junho, quando há a desova das tartarugas marinhas, as visitas são controladas e proibidas das 18h às 6h.

ultimoooo!! 2231

A praia é limitada por uma alta falésia que também pode ser considerada um mirante natural, além de ser um dos caminhos para chegar até a praia, por uma fenda entre as rochas. De fevereiro a junho, uma cachoeira (ou mais) se forma por entre as rochas, por conta da água da chuva.

Pra quem curte mergulho, a Baía do Sancho é uma das mais recomendadas para a prática. E pra quem curte praia, vale a pena conferir estas areias brancas e águas límpidas.

DSC07171

Posts Relacionados