Oceanográfico de Valência: o maior aquário da Europa

Você já ouviu falar do maior aquário da Europa?

O Oceanográfico de Valencia, na Espanha, foi inaugurado em 2003 e fica dentro do moderno (e gigante!) complexo “Ciudad de las Artes y las Ciencias” – que é uma atração a parte, devido à espetacular arquitetura.

Nele estão representados os principais ecossistemas marinhos do planeta, podendo ser encontrados animais como tubarões, focas, leões marinhos, pinguins, tartarugas, raias, estrelas-do-mar, águas-vivas, além de diversas espécies de aves típicas de zonas úmidas.

Foto: Isadora Cipola

Foto: Isadora Cipola

Os 45 mil exemplares de 500 espécies são distribuídos em ambientes que englobam os principais mares e oceanos e, juntos, têm uma extensão de 110 mil metros quadrados e um volume de 42 milhões de litros de água, o equivalente a 15 piscinas olímpicas.

Foto: Isadora Cipola

Foto: Isadora Cipola

Umas das principais atrações é o chamado “Delfinario”, com 5 piscinas, 24 milhões de litros de água e 10,5 metros de profundidades, que abriga golfinhos e oferece shows (com hora marcada e ingresso à parte) de demonstração de inteligência destes animais aos visitantes.

Foto: Isadora Cipola

Foto: Isadora Cipola

No site do Oceanográfico, há uma lista de atividades disponíveis ao público, inclusive com a indicação de datas, horários, preços e outras informações importantes. Que tal aprender a cuidar dos mamíferos marinhos mais incríveis?