Mala de Viagem – Como arrumar a mala sem esquecer nada

Na hora de preparar a mala de viagem, muitos exageram nas bagagens por receio de deixarem algo para trás e assumem que mal conseguem fechá-las.

Mas com um pouco de planejamento é possível ser acertivo na montagem da sua, independente dos dias que ficará fora de casa.

mala

Seja na praia, no campo ou em algum lugar mais frio, os ítens precisarão ser pensados com antecedência. Para os mais organizados, vale fazer uma relação do que ainda não tem e precisa adquirir antes de embarcar. Isto é, se não tem a segunda pele que usará por baixo dos casacos, compre dias antes, prove e leve sabendo que a prioridade em momentos de lazer é o conforto.

Costumeiramente, as mulheres  gostam de levar as melhores peças do armário, incluindo as novas e as preferidas.

Zelar pela boa imagem e pelo estilo durante as férias não é um problema, afinal, se maquiar, vestir roupas bonitas e literalmente, “sair bem na foto” durante uma viagem garantem uma auto-estima super resolvida. 

Entretanto, existe uma lógica para otimizar a mala: 70% de peças para a metade superior ou corpo inteiro (blusas, camisas, jaquetas, casacos, vestidos) contra 30% para a metade inferior (calças, saias.e bermudas).

Deste modo, as calças e saias deverão ser bem pensadas, afim de serem coordenadas com as partes de cima.

Priorize tons neutros e modelos mais simplistas para esta minoria, caso precise usá-los com blusas estampadas ou com peças de cores mais discretas.

E não defina o preto como o único coringa do armário. Cinza, marrom, marinho e bege também fazem as vezes nas infinitas combinações.

As lingeries também devem seguir o raciocínio de poucas e boas, preferindo sempre as neutras.

Os sapatos nudes são ótimos para as mulheres que não almejam carregar uma “centopéia” junto da bagagem. Os homens podem transitar entre os tons de cinza e marrom nos sapatênis ou mocassins, de acordo com o local definido.

Acessórios são bons artifícios em caso de convites inusitados. Um bom lenço, colar ou chapéu pode ser a solução para uma festa e/ou para um look criativo. 

Para facilitar ainda mais, coloque todas as peças que pretende levar na mala em cima da cama. Faça combinações para todos os dias de viagem, lembrando que possivelmente repetirá saias, bermudas e calças. Como exemplo de coordenação, o cardigan pode sobrepor a t-shirt e a camisa. Depois que todas as combinações estiverem separadas por dias, faça uma listinha no seu smartphone ou fotografe as propostas criadas. Isso te deixará tranquilo(a) durante o tempo de descanso. Para finalmente fechar a sua bagagem, coloque os sapatos em saquinhos por baixo de tudo. As peças mais pesadas logo em seguida (casacos, jeans) e os mais leves e que amassam com maior facilidade por cima. Última ressalva: os tecidos podem ser inimigos em vôos ou tours longos. Tome cuidado com o linho, porque a não ser que você seja do tipo que pede serviço de lavanderia no quarto, você dificilmente terá tempo de não sair toda amarrotada pela rua. Portanto, lance mão do poliéster e da poliamida para evitar a falsa ideia de desleixo quanto a vestimenta.

E tenha uma boa viagem!

 

Por Paula Pio

Consultora de Estilo e Imagem Pessoal

www.paulapio.com.br

@paulapioconsultoria