Como conseguir um estágio na Alemanha e Europa?

praktikum

Bom dia pessoal!
Minha intenção é começar um post que dê continuidade para próximas publicações.
Gostaria de compartilhar alguns passos de como conseguir um estágio na Alemanha e no exterior, porque é sabido que viajar e morar em outro país é o sonho de muita gente.

doubtsMinha ideia é iniciar uma discussão e tirar dúvidas de quem gostaria de viajar, não apenas do quão legal é, mas das documentações exigidas e tudo mais.
Tem uma amiga minha procurando um doutorado pelo Ciência sem fronteiras, e ela está com várias dúvidas, que de repente o post pode ajudar.

Você que está lendo pode ter as suas dúvidas também, e até achar que é muito difícil, não saber como começar.
Minha experiência de estágio na Alemanha veio tarde, só consegui morar fora para fazer um estágio com 26 anos de idade ( quase 27), e se eu soubesse antes que não é tão difícil assim, teria vindo antes com certeza.

Temos colunistas aqui que moram ou já moraram em diversos países, por programas de estudo, trabalho ou outras coisas, e acho que podemos ajudar uma galera a entender como lidamos com nossos processos e como viemos parar aqui.
Eu vou começar com o básico daqui, como procurar vagas para a Alemanha,os requisitos mínimos necessários e geralmente o tempo que leva pra isso.

Como falei anteriormente, vim pra cá trabalhar numa empresa que já trabalhava no Brasil, vim através de um estágio na Alemanha, pra mim foi um pouco mais simples, porque internamente achei uma vaga, e vim, mas conheço o processo geral.

speakenglishExigências mínimas ( mínimas mesmo):
– Inglês “fluente” ( inglês para se comunicar com a galera, especialmente na área que você quer, o vocabulário da sua especialização, sua área de estudos, o departamento pra onde você quer ir).
– Estar matriculado no segundo ano da faculdade.
Com isso você pode começar a procurar vagas.

Você pode basicamente entrar no site da empresa que sempre sonhou e buscar as oportunidades e aplicar para elas, ou pode ir nos sites de busca de empregos mais conhecidos.
( Monster, Stepstone,Linkedin,etc)
Por lá você acha a vaga e manda sua candidatura.

Fazer seu estágio na Alemanha esta longe de ser impossível! O processo geralmente começa com uma entrevista por telefone, que vai provar seu primeiro requisito básico, o inglês.

checklistO requisitante vai te fazer um milhão de perguntas sobre sua área de estudos, o que você conhece da área para qual se candidatou, o que conhece da empresa, se conhece algum produto, e vai fazer um check list do seu CV.
No meu caso, teve um cara que me perguntou porque eu sou uma pessoa dinâmica conforme diz o CV, pediu exemplos, portanto, é legal você já saber explicar seu CV tintim por tintim.

Passada a entrevista por telefone, que geralmente é feita em conferência com alguém do RH e o chefe, marca-se uma entrevista via skype ( essa é a hora de tomar cuidado com o fundo da tela, checar seu headset, sua roupa, sua maquiagem e ir pro abraço).

documentsSe você passou pelos dois casos, daí vai entrar na parte burocrática, ou seja, seus documentos.
Eles vão querer seu histórico, seus diplomas, se possível uma carta de referência, tudo em inglês, logo, se tiver esse interesse, é uma boa oportunidade para já começar a traduzir tudo que você tem de documento para enviar para as vagas, e claro, deixar seu CV traduzido da melhor maneira possível.
Após analisados os documentos, eles vão pedir alguns outros, vão te enviar formulários para serem preenchidos por você e pela sua instituição de ensino, aqui na Alemanha o contrato varia entre obrigatório e voluntário, o que vai definir férias, plano de saúde, e salário mais alto ou mais baixo por conta dos descontos, geralmente o obrigatório é melhor, mas mais difícil de conseguir declaração da faculdade dizendo isso, portanto, vale a pena se informar sobre isso também.

Depois que você conseguir esses documentos, vai enviar tudo de volta para a empresa, que vai emitir um contrato, e vai solicitar uma permissão de trabalho ao governo alemão.
Com isso, você consegue pegar seu visto e correr pro abraço.

Detalhes importantes para um estágio na Alemanha:
– Você provavelmente não vai conseguir a vaga na sua primeira tentativa, mas se quer mesmo, não pare de tentar.
– Você não vai achar vagas pulando no seu e-mail, portanto, trate de procurar.
– Engenheiros encontram oportunidades com maior facilidade que as demais áreas, logo, engenheiros, mãos à obra!

tempoQuanto ao tempo:
Normalmente esse processo entrevista, documentos, contrato, e etc, dura uns 3 meses, daí você pode dar entrada no visto, e isso pode variar muito, meu visto saiu em 3 dias, algumas pessoas que eu conheço conseguiram o visto depois de 1 mês, logo, não ache que vai encontrar a vaga e já vai pular no avião, tenha calma, e segure a ansiedade, seu processo pode demorar 4 meses.

Help ButtonMinhas primeiras dicas para um estagio na Alemanha são essas, e a minha ideia é vocês escreverem pra gente, porque esse foi o roteiro bem básico, com certeza eu esqueci de muitas coisas, e sei que alguns amigos e colegas tiveram experiências diferentes, problemas diferentes, prazos diferentes e terei prazer em receber ajuda pra melhorar o roteiro e tirar dúvidas de todo mundo.

A Alemanha fica por aqui, que venha o próximo colega com o roteiro do seu país!

Bom FDS e depois me conte se quer ou se ja fez um estágio na Alemanha!

deutschkuss

 

Por Bih Weber

  • Que irado !! sempre pensei que para trabalhar na Alemanha precisasse falar um alemão básico…. Voltando do meu intercâmbio com a faculdade com certeza vou buscar estagio por ai !!
    O estagio ai é remunerado ? Você esta estudando em alguma faculdade ou fazendo aulas de algum tipo (alemão ?)

    Muito bom o texto by the way !! 🙂

    • Então, a maioria das pessoas que eu conheci que vieram para cá não falavam alemão.
      Claro que eles adoram se você fala, mas para estágio… meio que whatever.
      Sim, sim, o estágio é remunerado, na Bosch eles pagam o salário + auxílio moradia, no total eram 950 euros, com alguns poucos descontos, eu ficava com 930 +/-, meu estágio era obrigatório, quando o estágio é voluntário tem mais descontos, e eu acho que os estagiários voluntários ficavam com uns 850 euros.( não tenho certeza).
      Eu vim pra cá só pelo estágio mesmo, mas já tinha me formado havia algum tempo, eu apenas me matriculei numa faculdade para poder vir, hoje em dia estou procurando emprego, mas logo volto a estudar alemão, porque pra emprego é importante! 🙁

      Obrigada pelo elogio! 🙂

  • Julia Sch

    Ola! bom dia. Eu não tenho cidadania europeria, e gostaria de saber se para tirar o visto para um estagio preciso estar matriculada em um universidade nau europa, na propria alemanha, ou se estando matriculada em uma faculdade no Brasil isso ja basta? Sabe se nesse caso poderia ficar apenas 3 meses (tempo de permanencia para um turista) ou posso ficar mais?

    obrigada! 🙂