Por que estar no Brasil durante a Copa do Mundo 2014

Estou viajando pela Europa durante a Copa do mundo e aqui estão as razões do porque não  gostaria de estar no Brasil neste momento :

  1. Aqui fora não tem vuvuzela para todo ladozinho 1

É tempo de Copa mas as ruas continuam silenciosas, nunca nem vi uma vuvuzela para vender aqui, e acredite eu procurei !!!! Sem o barulho antes, durante e depois dos jogos não parece clima de Copa;

  1. O pessoal não comemora gols como a gentezinho 2

Mesmo durante os jogos do país onde estou, quando eles fazem o gol, o bar comemora de forma tímida, como se fosse um gol de treino, sem rojão, sem a emoção de que estamos acostumados na Copa;

  1. Quase ninguém vai com a camisa/bandeira assistir ao jogozinho 3

Isso é muito curioso, apesar dos vendedores ambulantes venderem camisas da seleção e bandeiras as cidades não estão coloridas. Os bares tentam colocar algumas bandeiras na parede mas poucas pessoas se fantasiam para os jogos. Não parece clima de Copa…

  1. Os comentários sobre a copa são “edição limitada”zinho 4

Tive a oportunidade de visitar alguns amigos nativos e uma coisa que me chamou muito a atenção é que não se fala muito sobre a copa do mundo. Imagina só: estar em um bar cheio de gente na véspera do jogo deles e o assunto principal da mesa do bar não ser sobre a copa do mundo ou sobre o jogo que vai acontecer !? Talvez nós brasileiros que gostamos de falar de mais sobre futebol… Principalmente sobre a Copa…

  1. Não tem Galvão narrando nenhum jogozinho 5

Nunca fui muito fã do Galvão, mas entre escutar uma narração monótona, em uma língua que não entendo e a energia que tem uma narração do Galvão sou mais o nosso velho amigo da rede globo;   Quando se esta viajando você conhece muitas pessoas, e umas das primeiras perguntas que te fazem é da onde você é, quando digo que sou do Brasil um sorriso enorme toma conta da pessoa com quem estou conversando e de praxe vem a próxima pergunta : “O que você esta fazendo aqui durante a Copa ?”   A minha resposta já é automática : “Estou fugindo da confusão, do transito, da zuera, dos preços que estão subindo, prefiro viajar e assistir os jogos nos bares daqui do que viver aquela locura…” Uma resposta automática nessa altura do campeonato, uma resposta que eu quase acreditei por um tempo…   Neste momento tão histórico e patriótico do nosso País eu gostaria e muito de estar no Brasil durante a NOSSA COPA ! Sentir o chão vibrar e escutar o céu tremer quando o nosso time entra em campo!   Aqui na Europa, não tem clima de COPA … não do mesmo jeito… não com a mesma emoção, isso que a minha experiência com a Copa é quando ela não era no NOSSO País. Depois de 6 meses morando fora, hoje é quando mais tenho saudades do Brasil.

Por Ivan Junqueira