Edimburgo, uma cidade histórica na Escócia – Pelo Mundo na Europa

Que todas as cidades da Europa tem belas construções antigas e muita história em cada uma delas já sabemos, mas dessa vez o que eu encontrei no meu caminho foi uma cidade que eu acreditava que não iria me surpreender a e agora já me sinto contando os segundo para voltar pra lá.

Edimburgo é uma cidade, capital da Escócia, no Reino Unido, com poderes próprios, situada na margem sul do estuário do rio Forth. É a capital escocesa desde 1492, sendo a segunda cidade mais populosa do país.

10317034_10152119944362677_1707853072_o

Começando minha viagem, escolhi um hostel que me chamou um pouco a atenção, era uma antiga igreja. Logo de inicio, achei que ia dormir nos bancos da igreja e ser acordada pela missa. Pois eu estava muito enganada, dormi sim numa igreja, mas ela estava completamente modificada internamente, um perfeito hostel para viajantes, com uma bela parede com bandeiras de todos os cantos deixados por pessoas que passaram por lá e um mural dedicado a grandes ídolos e dentre eles um brasileiro, Ayrton Senna.

Depois disso ainda tinha muito pra me surpreender com aquela cidade, seguimos em direção ao centro para conhecer a região local, o que mais me encantou foi como a cidade conservou seu “ar medieval”, sua beleza histórica. Ao andar pelas ruas encontrei todas as grandes lojas e grifes que uma capital costuma ter, mas isso não tornava a estrutura daquele ambiente moderno, existia um zelo implícito que mantinha aquela cidade com a beleza dos séculos passados.

Participamos de um pub crawl pela bagatela de 12 Libras, com direito a um belo shot em cada um dos 5 pubs e uma balada, o que nos mostrou diferentes estilos e lugares tradicionais da noite escocesa.

Além disso, o ponto turístico mais famoso em Edimburgo é o Castelo. O castelo está situado em cima de um vulcão extinto chamado Castle Rock, que deixa a construção visível e impressionante em praticamente qualquer ponto da cidade. A entrada é paga, custando 16 libras. Lá dentro, além da vista completa de Edimburgo, há diversas salas com pequenos museus que passam por boa parte da história do país.

10331732_10152139700582677_329893083_nEdimburgo é a única cidade do mundo na qual um cachorro recebeu o prestigioso prêmio Freedom of the City. O prêmio foi merecidamente dado ao cãozinho Greyfriars Bobby.

Bobby ficou famoso no século XIX porque passou 14 anos ao lado  do túmulo do seu dono John Gray até que Bobby faleceu em 14 de janeiro de 1872 e foi enterrado próximo ao portão do jardim do cemitério Greyfriars. O Cãozinho ganhou uma estátua logo após a sua morte e hoje é parada obrigatória dos visitantes.

10286277_10152118717572677_1952767594_oAlém disso, outras coisas aconteceram nessa pacata cidade como uma cafeteria que se tornou muito conhecida sabe porque? A famosa escritora J. K. Rowling, quem escreveu os livros da saga  Harry Potter, mora em Edimburgo e escreveu seus livros nessa cafeteria da cidade.

Edimburgo tem diversos detalhes que fazem você se apaixonar, há um relógio em um tradicional hotel da cidade que está sempre 2 minutos adiantados para que os turistas nunca se atrasem, nem preciso falar do Kilt que é comumente usado pelos habitantes e arranca sorrisos dos turistas. O Kilt que ainda tem suas origens em conflito (alguns afirmam ser escocesa já outros dizem ser irlandesa), era o traje típico de homens e jovens das montanhas escocesas do Séc. XVI. Sendo utilizado por guerreiros e batedores dos clãs, cada clã possuindo o seu próprio tartan. Ainda hoje é comum encontrar pessoas vestindo o Kilt, ele representa uma grande herança cultural par o país.

 

Por Valéria Reis

Posts Relacionados