A Copa em terras estrangeiras – Brasil na Europa

Há alguns meses atrás quando começava a conversar com alguém e contava que sou brasileira as pessoas me perguntavam: Vai voltar pro Brasil na Copa né? E eu sempre respondia que não, que não ia estar lá na copa. Mas agora que a copa começou tenho certeza que estou lá, que cada um dos milhares de brasileiros que estão morando em outros países estão também no Brasil, com o coração e a alma…

bandeira-brasil

Diretamente das terras irlandesas venho compartilhar com vocês umas das coisas mais lindas que já presenciei no meu intercâmbio: A copa em terras estrangeiras.

Não nego que meu desejo era estar junto com amigos e familiares vibrando a cada jogo do campeonato mas tenho orgulho em dizer que os brasileiros aqui não deixaram nada a desejar, nossa festa também foi grandiosa e emocionante.

copa 2

Dia de jogo do Brasil, o dia começou lindo, janela com bandeiras penduradas e, no caminho da escola logo pela manhã encontrei torcedores com camisas verdes e amarelas. Cinco horas antes do jogo, isso mesmo cinco horas, haviam bares lotados, os pubs brasileiros então? Não se conseguia colocar uma pessoa a mais para dentro.

Vi irlandeses darem as mãos a brasileiros vi todos eles se emocionarem, torcerem e vibrarem como se estivessem naquele estádio da partida, vi brasileiros apaixonados, gritarem o hino nacional até o fim, mesmo a mais de 10 000 km de seus pais.

copa 5

A cada Gol, os “Gringos” se encantavam e se surpreendiam com nossa alegria, celulares apostos para filmar aquele povo que ansiava por um gol e que se emocionava quando a bola balançava a rede ou provocava a esperança de balançar.

Tenho certeza que por mais que eles já saibam que nós brasileiros somos um povo alegre e feliz, criaram um novo olhar sobre nós. Tenho certeza que a festa no Brasil deve estar grandiosa mas tenho a obrigação de dizer que aqui não deixamos a desejar.

copa 3

O cara na foto é de Abu Dhabi e tem uma camisa da seleção porque é apaixonado pelo Brasil.

Temos orgulho de ser brasileiros, temos orgulho de mostrar ao mundo nossa alegria. Acredito que quando você entra em outro país, passa a valorizar mais as qualidades da sua pátria, as coisas boas que nos fazem falta e que são motivos de nos fazer dizer que temos orgulho de ser brasileiros. Sabemos que como qualquer outra nação, nosso país ainda tem muito a melhorar, mas tenham certeza que somos filhos de uma Terra maravilhosa.

Por Valéria Reis