Por que morar no México?

Bandeiras dos Paises

Morei um ano ano México como estudante de intercambio e  antes  mesmo de ir essa era uma pergunta muito frequente que me  faziam.

Se você parar para pensar se fosse passar um ano estudando  fora  qual País você escolheria ?

Bem, quando me perguntaram onde eu gostaria de fazer  intercambio,  me vieram muitos países a mente, mas não sabia a  resposta. Por  estudar desde pequeno em uma escola americana  já falava inglês  e por isso tinha uma vontade muito grande de  aprender uma outra  língua. E confesso que a minha primeira opção  também não era o  México…

Estudando os países, e quando você estuda por interesse próprio é muito mais legal, minha dúvida só cresceu… Mas mesmo assim a minha preferência estava nos países da Europa. Por uma lógica muito simples : morando na Europa eu poderia viajar muito mais e conhecer mais países e lugares diferentes .

Depois de muito tempo no Google e conversando com pessoas que tinham feito intercâmbio para países da Europa eu fiz uma lista:

zinho 2 zinho 3   zinho 6

  1. Alemanha
  2. Polônia
  3. Dinamarca
  4. Espanha
  5. França
  6. Itália

Mesmo assim não estava muito seguro com esta lista, sentia que não tinha pesquisado direito e queria saber e mais sobre como seria minha vida nesses países.

Foi então que fui convidado pelo Rotary a visitar a Feira das Nações. Ex-intercambistas e intercambistas estrangeiros que vivem no Brasil apresentam seu país, sua cultura e respondem todas as perguntas que você possa vir a ter.

Foi uma experzinho 5iência incrível ! Abriu muito minha cabeça para novos países e fez dessa  escolha ainda mais difícil. No entanto uma coisa que me chamou muito a atenção neste dia  foi a animação e o barulho que os Mexicanos faziam. Sabe aquele bagunça gostosa que  brasileiros fazem lá fora quando se encontram ? Foi mais ou menos isso e conversando  com eles descobri algumas coisas que nunca cheguei a imaginar sobre o México!

 O México possui uma cultura muito forte e antiga, os Maias e Aztecas dominaram o pais  por muitos anos !!! E existem muitos sítios arqueológicos para a visitação!

 Além disso tem uma comida deliciosa, e claro, muito apimentada. Adoram futebol, são  calorosos como o Brasileiro, adoram uma festa e nem preciso dizer da Tequila não é mesmo !?

Tirando os estereótipos que já conhecemos, comecei a estudar um pouco sobre o México e outros países da América. Quando descobri a quantidade de coisas que tinha para conhecer em um país, um ano já me parecia pouco…

Depois de algumas semanas a minha lista de preferencia ficou mais ou menos assim :

  1. Alemanha (foi difícil abrir mão do primeiro lugar !:)
  2. México
  3. Índia
  4. Peru
  5. Polônia
  6. Dinamarca

México até hoje possui grande influencia das tribos indígenas, em algumas cidades ainda é comum que o dialeto nativo seja usado. A cultura deles é tão forte que o Halloween é uma celebração com oferendas aos mortos com direito a um altar e tudo mais (Para saber mais fiquem ligados nos próximos posts sobre o México).

O momento da escolha :

Na hora que tive que escolher para valer escolhi o México porque foi um país que me surpreendeu muito quando comecei a pesquisar sobre ele, e de fato me surpreendeu ainda mais quando fui morar lá !

            Confesso que até o ultimo momento, mesmo com a minha lista ainda não estava 100% seguro, mas hoje vejo que não poderia ter escolhido melhor!

Amo o México, sua cultura, seu povo, sua historia, sua comida, e digo que sou metade mexicano ! “VIVA MEXICO CABRONES” E espero poder compartilhar um pouco deste país maravilhoso com vocês cada vez mais aqui no blog.

Se tiver a oportunidade de conhecer um pouco deste país tenho certeza que ele não vai te desapontar! E hoje quando me perguntam “Mas porque fazer intercambio no México ?” minha resposta é simples: “Por que não México ? O que você saber sobre este país ?” Garanto que ele vai te surpreender também!

zinho 7zinho 4Por Ivan Junqueira

Posts Relacionados

  • Valéria Lindoso

    Boa noite,Adorei seu post gostaria de tirar uma dúvida com você.
    Pretendo fazer intercambio e o México é um dos países da minha lista.Mais ainda estou pensando e vendo seu depoimento fiquei interessada.rsrsr
    Qual a maior dificuldade que você teve ao chegar no país.?

  • Lucas Estevam Ferreira

    Oi Valeria, tudo bem?

    Olha, o México é super legal e cheio de lugares lindos. Talvez a comida ou clima sejam um problema, mas sempre vai depender muito de cada pessoa…
    Qualquer coisa, pode falar diretamente com o Ivan pelo insta: @zinhojuqueira

    bjs pra ti e ótimo intercambio!