Paisley: Uma estampa de vários povos!

A moda sempre se vale de inspirações de outras culturas e países e isto não é de agora remonta de muita tempo. Sempre há um viajante interessado em levar ao seu país relíquias, objetos, comidas, bebidas e roupas que encontrou durante suas viagens. É por isso que atualmente a moda e as tendências estão em sintonia mundial. Costumes e usos servem de inspiração para aqueles que sabem observar e apreciar o belo, o exótico.

“O padrão em gotas rendadas conhecido como estampa Paisley tem origem persa(iraniano), mas o nome ocidental vem da cidade de Paisley no centro da Escócia. Na Pérsia (Ira) esta estampa floral era conhecida como buta, tendo a sua origem na dinastia Safavid (de 1501 a 1736).
A estampa teve a sua forma definida como a é atualmente, na Índia e soldados escoceses levaram até a sua terra natal em forma de xales de la cashemir.
Na Índia, costumavam marcar vários locais com esta estampa para o povo saber que era tempo de colheita.
Bem mais tarde, John Lennon teve um carro com a sua estampa e a Fender guitars criou as guitarras Pink Paisley com as estampas adesivas.
Nos anos 80 a 90, bandanas vermelhas ou azuis identificavam afiliação em gangues afro-americanas(Bloods e Crisps). Rappers como Snoop Dog a utilizam nos seus vídeos com este significado.
Hoje, a estampa em forma de vírgula é uma das estampas mais reconhecidas no mundo.”

Fonte: Sophie Campbell. “Paisley: a designer heritage.” Telegraph.co.uk, 12 January 2007

Quem é que não teve na adolescencia uma bandana com esta estampa? Eu tive várias e me acahava o máximo do fashion com elas. Hshshshs. Neste inverno esta estampa será tendência e  vamos vê-la em blusas, saias e bolsas em tudo.

minhaFoto1

minhaFoto2

Kisses And Kisses

 

Andréa Vita

Consultora de Imagem e Estilo

www.andreavita.com.br

[email protected]

Face: Blog Andréa Vita

Instagram: @ andrea_vita